Páginas

terça-feira, 21 de março de 2006

Poesia

o teu sono anoiteceu mais que a noite
e hei-de escrever-te sempre sem que nunca
te escreva sei as palavras que fechaste
nos olhos mas não sei as letras de as dizer
ensina-me de novo se ensinares-me for
ir ter contigo ao teu sorriso ensina-me
a nascer para onde dormes que me perco
tantas vezes numa noite demasiado pequena
para o teu sono num silêncio demasiado fundo
dormes e tento levantar a pedra que te
cobre maior que a noite o peso da pedra que
te cobre e tento encontrar-te mais uma vez
nas palavras que te dizem só para mim
o teu sono anoiteceu mais que as mortes
que posso suportar e hei-de escrever-te
sempre e mais uma vez sozinho nesta noite

José Luís Peixoto, A Criança em Ruínas

5 comentários:

  1. Pelo amor de Deus, de onde saiu esta criatura?
    Que coisa mais linda!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Gláucia, me envia tua morada que te mando livros do José Luís Peixoto. O primeiro livro dele dir-nos-á muito às duas, é sobre a morte do pai e chama-se Morreste-me. É um dos mais promissores jovens escritos portugueses e um dos meus preferidos também. O segundo post deste blogue tem um poema dele. Bjs grandes

    ResponderEliminar
  3. Enviarei por mail. Não me farei de rogada, pois simplesmente me apaixonei pela escrita do cidadão. Fico imensamente agradecida. Isso é evidente. Vou ao segundo post. Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. L. desculpa, mas eu roubei-te este poema...nem que eu tentasse, nao ia conseguir dizer o que sinto melhor do que o Jose Luis Peixoto

    ResponderEliminar
  5. A mim não roubaste nada, linda, e ao J. L.Peixoto também não senão não publicava :-) Mas também gosto muito deste poema.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)