Páginas

terça-feira, 1 de maio de 2007

Do primeiro de Maio

Nem tudo era mau na União Soviética. Se alguém viesse hoje ter comigo e me oferecesse trocar os vinte e cinco anos na Moscovo socialista por cinquenta anos nas praias do Havai, eu recusaria. No socialismo, eu conheci a utopia como a única realidade possível, que se transformou perante os nossos olhos numa farsa teatral. Inicialmente parecia muito realista, muito viva, mas cada vez mais a luz falhava, os actores esqueciam o texto, a música repetia-se e, de repente, a casa inteira desmoronou-se, estávamos num palco construído por uns malucos quaisquer sobre uma região pantanosa. Uma experiência assim permanece durante muito tempo. Passaram já uns bons 16 anos, a minha saudade da utopia aumentou, contudo. Procuro a utopia e escrevo afincadamente sobre ela. E, por favor, sobre o que é que eu teria para escrever no Havai? Uma análise do protector solar?

Vosso
Kaminer


Wladimir Kaminer nasceu em 1967 na União Soviética. Vive em Berlim desde 1990 e tem uma vasta obra publicada sobre as suas vivências na União Soviética e as suas impressões da vida em Berlim. O humor e o poder de observação são duas peças fundamentais na sua obra.

7 comentários:

  1. O absoluto não existe (ou existe pouco). E, logo, o absolutamnet mau e o absolutamente bom, também não existe!
    Assim acredito que houvesse bom na URSS e mau no Havai! Mas eu optaria pelo Havai...
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. lol
    O Kaminer é muito irónico e muito crítico. Veio da URSS em 1990 e, na verdade, saiu-lhe a sorte grande. Tem publicado e vendido imenso, daí ele preferir a URSS. Ironicamente é ela que lhe permite ser quem é através dos livros, que não sendo obras obrigatórias servem para dar umas boas risadas. Cá em Portugal só há duas traduzidas.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Vou ver se encontro. O humor como escudo/explicação para o absurdo da vida e do mundo sempre foi um tema da minha preferência ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Está editado pela Cavalo de Ferro, os livros chamam-se Militärmusik e Russendisko, assim mesmo em alemão ;-)
    Um destes dias, assim haja tempo, vou falar dele no GR.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Assim haja tempo ...só desculpas (brincadeirinha ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. E além de tudo, não é feio!

    ResponderEliminar
  7. Ando mesmo sem tempo, Carlos :(

    Não é mal jeitoso não, Gláucia ;-)

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)