Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

À atenção dos transeuntes, amigos e visitantes

O que é que uma mãe não faz por uma filha? Tudo, certo? Pois o que uma filha faz por uma mãe não anda muito longe do que o que a progenitora se permite pelo seu rebento. Primeiro o diminutivo. Nonô? Sim? Lembras-te de quando puseste o fisalis no blogue? Lembro. E lembras-te que apareceu logo alguém a dizer que conhecia? Sim. É que podias pôr lá no blogue a fotografia daquele arbusto lá de baixo... Arbusto? Qual arbusto? Arbusto lá em baixo? Ninguém sabe o que é aquilo. Credo, estarreci. No blogue, blogue? Valha-me deus, lá se me vai a reputação. Aquilo é um blogue de respeito, onde já se viu pôr uma fotografia do arbusto, mamã? Vai parecer os classificados de um pasquim qualquer. Ora essa. E, ainda por cima, perguntar às pessoas se conhecem? Aqui a risada sonora e descomprometida da minha mãe, literalmente divertindo-se com o meu constrangimento. E a conversa retomada Eu já provei, mas não faço ideia do que será. Provaste? Provaste tipo comer, digerir, deglutir? Provar provar? Provei. Mas o jardineiro já me disse para não provar mais. Diz que pode ser venenoso. Meu rico jardineiro. Homem sábio. Estou capaz de lhe erguer uma estátua pelo desgosto a que me poupou de ver a minha mãe envenenada com os frutos do arbusto sem nome, movida pela curiosidade de restituir a identidade ao arvoredo desenfreado. E antes que a minha progenitora se lembre de ir provar outra vez os frutos do arbusto incógnito ou de nos obrigar a provar o dito como faz ao almoço Quer um bocadinho? aqui fica o apelo. Amigos, transeuntes, leitores leais e dedicados e visitantes, algum de vós faz alguma ideia do que será aquele bicho frondoso aqui em baixo? Ajudem uma filha desesperada. O que uma filha não faz por uma mãe.

13 comentários:

  1. Nunca vi tal coisa.
    Na verdade parece ser coisa de "arbusto", não de árvore.

    ResponderEliminar
  2. Eu, pergunta a quem me conhece, não sou nada nada nada dotada nestas coisas ... Mas calha que a minha Mãe passa a vida a mostrar-me o que lá tem no jardim e na horta ... e eu ... olha, parece que vou aprendendo! Olhei para esse vosso arbusto e pareceu-me reconhecer os frutos a que a minha Mãe chama de "tomates brasileiros". Procurei e encontrei: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamarillo

    Será???!?

    ResponderEliminar
  3. Obrigada James e Sinapse. Depois desta tua descoberta receio que este blogue passe a ser mesmo uma página dos classificados ;-)

    ResponderEliminar
  4. A diligência da Sinapse deixou-me estupefacta!!!...
    Com licença, que vou ali passar a cara por água fria.
    :)

    ResponderEliminar
  5. As coisas que certas pessoas sabem!
    ;-)
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Realmente, as coisas que algumas pessoas sabem! Também não fazia a menor ideia... Assim ao menos já sabes se a tua mãe os pode comer à vontade ou não :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ora são 20 eurinhos, sefaxavor, menina! Sempre às ordens!

    ;))

    ResponderEliminar
  8. Olha que este fim de semana eu provei uma coisa assim. Se não era isso, era parecido. E chamavam-lhe tomate africano. Por dentro tem o o mesmo aspecto do tomate. É mais alaranjado. E tem um sabor estranho...

    A tua mãe é que sabe! Vê lá se não resulta???
    bjs

    ResponderEliminar
  9. 20 euros, Sinapse??? Isto vai uma grnde crise por aqui ;-)

    Pois é, a minha mãe hoje disse-me logo "Eu não te disse que ia aparecer alguém que sabia?"
    Eu e ela agradecemos, o Hélder duvido, porque, uma vez que os frutos não são venenosos, hoje já teve de provar um e, pelo que entendi, não quer repetir. ;-)

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todos e muito especialmente à Sinapse; assim já posso sossegar os amigos, inclusive o jardineiro - não vou morrer envenenada com aqueles frutos desconhecidos... :)
    Sei que sou teimosa mas tinha razão - alguém algures devia saber de que fruto se tratava. Ainda por cima este arbusto/árvore é mais teimoso que eu; já foi arrancado e agora, passado anos, eis que ressurge ainda mais frondoso e com mais frutos.
    Ah! E prometo não dar a provar a ninguém ...:)

    ResponderEliminar
  11. O Helder é cá dos meus! ;)
    E a teimosita, fantástica como sempre :)
    Bjos

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)