Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Avaliação contínua

Ser professor é estar em estado de alerta permanente. Uma vigília escrupulosa que não se compadece com estados ensonados, gripais, adoentados ou cansaço acumulado, não interessa se do ano, do mês, da semana, do período ou do dia. Olhos bem abertos, ouvidos em sentido, reflexos rápidos, sentidos apurados e coração aberto para melhor se ouvir o inaudível que passa entre olhares e sorrisos ou que se oculta neles. Um gesto, uma forma de estar, a expressão do olhar revelam mais do que verbalizações mil e, caso lhes seja dada oportunidade, retribuem com igual atenção, o que, se, por um lado, pode encerrar um carinho velado e um consolo ternurento, por outro, obriga a uma vigília redobrada. Um dia é o casaco, no outro a túnica, depois o anel, tudo perscrutado com rigor, de que ano é o Swatch skin que acompanha grande parte dos meus dias, onde fui nos feriados ou fins-de-semana, por exemplo, e depois, surgem aquelas perguntas acompanhadas da cumplicidade de alguém que sabe que está a ir longe demais ou a ultrapassar a barreira da privacidade, mas que a curiosidade não consegue calar, às vezes, também a necessidade de um conselho ou opinião. A pergunta de hoje não cabe na categorização anterior. Depois de terem assistido a uma palestra, os meus alunos entraram bem-dispostos e ruidosos como sempre e, enquanto se arrumavam e uma escrevia a data e sumário no quadro, a pergunta saiu certeira, o ar inquiridor acompanhando-a Stora? Que dia é hoje? Hoje? Retorqui Hoje, dia 9 de Maio? Hoje é Dia da Europa. A minha aluna redondinha e sorridente exclamou satisfeita Muito bem, stora! Prova superada.

5 comentários:

  1. Estou cansada, Leonor, cansada de ser professora. Cansada de me sentir um E.T. entre meus colegas. O meu ângulo de visão é diferente. Me sinto só.

    Beijo,
    M.

    ResponderEliminar
  2. Compreendo, Martha.
    Em Portugal não está fácil e a ideia de deixar o ensino já me passou várias vezes pela cabeça. São estes pequenos episódios com os meus alunos que me vão aguentando e me fazem sentir que ainda vale a pena.
    Beijo e ânimo

    ResponderEliminar
  3. Um 20 na avaliação lá vai aguentando, não é?? Jinhos!

    ResponderEliminar
  4. Tu não me digas que te safaste graças ao Lote 5?!! ;)

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)