Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

O triunfo da teimosia


Não sou por natureza muito teimosa. Se alguém me mostrar que tem razão, se eu própria vir que o caminho apontado é plausível, lógico e melhor do que aquele que eu tinha primeiro escolhido, cedo rapidamente. Na verdade nem se trata de uma cedência, trata-se apenas de reconhecer uma evidência. Continuo feliz na mesma, sem beliscadela no ego e sigo em frente. Desta vez não fiquei convencida com a minha receita para o Dorie às Sextas e resolvi insistir e fazer aquilo que faço melhor na cozinha e que de resto já tinha pensado anteriormente: inventar. E teimar. Hão-de sair-me bem. Vão sair bem. E hoje é Domingo, dia calmo e de sol, e de Janeiro já só vejo umas sombras, dia bom, portanto, dia óptimo para pôr em prática a minha primeira intenção e arriscar. E deito mãos à massa, com o sol a entrar-me na cozinha e a preguiça espalhada pela sala. Se ficaram bons? Deliciosos, modéstia à parte. Muito melhores do que a versão doce. Com azeitonas devem ficar muito bem também e até já me passou pela cabeça fazê-los com atum e orégãos. São ideais como entrada e alternativa aos já gastos rissóis e croquetes. Valeu a pena teimar. Desta vez valeu a pena. Espero não lhe ter apanhado o gosto.



Receita:
1 ½ chávena de farinha de trigo
½ chávena de farinha de milho
2 colheres de chá generosas de fermento
¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio
Sal refinado
1 chávena mal cheia de buttermilk
5 colheres de sopa de azeite
1 ovo
130 g de bacon
Pimenta preta moída na hora
Orégãos

Preparação
Exactamente como aqui. No fim acrescentar os pedacinhos de bacon e os orégãos. A pimenta preta foi adicionada nos ingredientes sólidos aquando do sal e fui generosa.

7 comentários:

  1. Bom conceito: convém ser generosa na pimenta e no sal.
    Não duvido que, salgados, ainda sejam melhores, mas pode ser coisa minha. Sou mais de sal do qe de açúcar.

    ResponderEliminar
  2. Alterei umas coisas relativamente à receita doce mas ficam muito bons.

    ResponderEliminar
  3. E eu que não os saboreei... :( Ficas-me a dever ppelo menos dois, tá? Estão com um aspecto mesmo apetitoso. Jinhos

    ResponderEliminar
  4. Muito bem! Assim será. Foi o que perdeste de não teres vindo cá almoçar :)

    ResponderEliminar
  5. Têm muito bom ar! Eu só fiz uma vez muffins salgados e não fiquei muito convencida, se calhar tenho de voltar a tentar :)

    ResponderEliminar
  6. Quero ver se não, Blonde :) A minha teimosia é só quando encontro um teimoso que não vê o óbvio. Aí é muito mau :)

    Estes saíram mesmo bem, Fantasminha :)

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)