Páginas

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Em nome do Pai


A Páscoa é ter três ou quatro anos, um vestido azul-turquesa de fazenda vestido que me picava, era capaz de jurar que tinha a saia pregueada, e estar às cavalitas de um amigo dos meus pais. A Páscoa é tremer de medo com a procissão dos farricocos em Braga nesse mesmo dia do vestido azul-turquesa que me picava mas me aterrorizava menos que aquelas figuras tétricas sem rosto a fazer barulho cidade fora. A Páscoa era não haver politicamente correcto e poupar a criança do vestido azul-turquesa de fazenda àquele susto. A Páscoa é Beira-alta. A Páscoa é Tibaldinho e a festa da aldeia, o povo engalanado nas suas melhores farpelas. A Páscoa é esperar. A Páscoa é esperar pacientemente sem meter dedo ou dente perante uma mesa cheia de doces, bolos, folares pela hora do almoço, controlar o ímpeto de criança, obedecer aos meus pais e portar-me bem lá nessa casa dos doces, bolos e folares e dinheiro por baixo de uma laranja na mesa. A Páscoa é esse sacrifício. A Páscoa é o padre chegar e trazer uma imagem e dar-nos a beijá-la e todos a beijarem. Diz que era Cristo menino mas nunca entendi porque se havia de não comer bolos, haver dinheiro em cima da mesa e beijar uma imagem naquele tempo. A Páscoa é a procissão do enterro do Senhor pelas ruas de Viseu. A Páscoa é ter muitas dúvidas que dos mortos nunca ninguém voltou e não me consta que Jesus Cristo apreciasse tanto fausto, tanta celebração, alguma ostentação. A Páscoa é estar num qualquer sítio do mundo e pensar Olha, hoje é Domingo de Páscoa. A Páscoa é a esperança de dias longos, dias novos. A Páscoa é leite-creme queimado com a pá de ferro que vai passando de geração em geração. A Páscoa é e será sempre pão-de-ló com queijo da Serra. A Páscoa será sempre o pão-de-ló que fiz, que se fazia para o meu pai. A Páscoa é ele sorrir-me com os olhos amendoados e dizer-me Está uma maravilha, filhota. A Páscoa é comer o pão-de-ló em sua homenagem. Hoje e sempre.

10 comentários:

  1. Bjo mt grande, Leonor. Vcs são de Braga? Tb beijei a cruz e achava um nojo, pq já tinha passado por todas as bocas. Mas dps gostava dos lanches, aquelas mesas fartas como só no Minho :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Isa.
    Não, não somos. Fomos a Braga naquela altura porque os meus pais têm estes amigos de lá, amizade que ainda hoje dura. Os meus pais são de Viseu, mas vieram aqui para Mafra quando casaram.

    ResponderEliminar
  3. A Páscoa ...vejo que a Páscoa são boas, doces, recordações para ti. E o vestido azul decerto foi alvo de um comentário que te sabe a folar "estás uma maravilha filhota"
    Boa Páscoa
    http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/04/coalhada-de-limao-com-gengibre-e-uma.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São coisas boas e doces recordações. Agorinha mesmo dei com uma receita de pavé que a minha tia me deixou e que partiu em Novembro último e que vou fazer para amanhã. Mas também é viver no presente e cozinhar e amar quem está comigo :)
      Muitos beijinhos.

      Já fiz o arroz para o teu desafio :)
      Só falta a história e publicar.

      Eliminar
  4. Que bem sabe descrever assim a Páscoa! Todas essas recordações são tb um pouco minhas. Um beijão minha filha1 Hoje não consegui esconder umas lágrimas teimosas! Há dias (e textos) em que a saudade bate mais forte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, bem, vou deixar de escrever textos destes e contar a nossa grandiosa aventura pipoqueira, é o que é :) Mil beijos, minha mãe!

      Eliminar
  5. Uma terna evocação pascal, Leonor.... Uma páscoa bem doce, beijinho temperado com amizade virtual:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma grande beijinho, Fátima :) Adorei a amizade virtual, é tão verdade.

      Eliminar
  6. Livrai-me, Senhor
    De tudo o que for
    Vazio de amor

    Que nunca me espere
    Quem não me quer
    ( Homem ou mulher )

    Livrai-me também
    De quem me detém
    E graça não tem.

    E mais de quem não
    Possui nem um grão
    De imaginação.

    Carlos Queirós
    Épistola aos vindouros e outros poemas

    Leonor, quero dar-lhe um Grande Grande Beijinho, obrigada pela sua companhia, e, adoro ler o que escreve!! Deixo-lhe este poema, nestas alturas, gosto de o recordar ... faz-me chorar, mas alivia-me ...
    Quando passar pelo Porto, venha visitar-me, traga a sua mãe, será um enorme prazer recebê-las em minha casa, o que eu tiver será vosso também ...
    Continue bem refilona, Portugal e as nossas gentes, o nosso povo, precisam de si !!
    Boa Páscoa, olhe a dieta !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que comentário tão bonito, Ilda, que me deixou comovida. O poema é lindíssimo, não conhecia. Muito obrigada do fundo do coração pelos seu carinho. Espero estar sempre à altura dele. Quando vier para estes lados, já sabe.
      Aqui escreve-se ao correr da pena e do coração e neste momento em que nos roubaram a esperança há muitas vezes posts furiosos, mas não me calarei. Não está na minha natureza, é esta costela de mulher do Norte :)
      Um resto de Boa Páscoa e a dieta será retomada amanhã com cuidados redobrados para compensar os excessos de hoje.
      Beijinhos

      Eliminar

Comments are welcome :-)