Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2006

Mixed Emotions

Quando eu era criança, o meu pai era muito rigoroso nos modos e maneiras à mesas. Não sei muito bem porque me lembro de ser ele a fazer esta admoestação. Tanto ele como a minha mãe eram pais presentes e atentos. Não sei, portanto. Rezam as crónicas que eu até era uma rapariga calma, de não engendrar grandes disparates, comer sossegada à mesa sem fazer porcarias nem envergonhar o meu pai e a minha mãe. Conta-se também, conta-me a minha mãe, que gostei de comida de adulto muito cedo. Para mim tem toda a lógica e explica perfeitamente porque odeio mixórdias repassadas tipo açorda, como explica, de resto, esta minha paixão pelo mais simples prato da gastronomia portuguesa: sardinhas assadas. E é a minha mãe quem diz que eu não teria ainda completado o meu primeiro aniversário e que do carrinho lhe pedi insistentemente sardinha assada na extinta Feira Popular, no tempo em que as crianças podiam apanhar micróbios, poeiras e fumos sem contraírem viroses ou qualquer outra coisa acabada em -ose.
A primeira vez que fui ao teatro foi no extinto Monumental, a primeira vez que pedi sardinha assada foi na extinta Feira Popular, a primeira vez que fui ao cinema foi no extinto Éden e nem a Maternidade onde nasci existe mais. E agora ia mesmo contar qualquer outra coisa mas o texto fugiu-me para estas reminiscências de locais desaparecidos pela voracidade da contemporaneidade falsa, lembrei-me da casa onde morreu Almeida Garrett e deu-me nostalgia do que já não há, regozijo pela memória que me ficou, enquanto ouço Mick Jagger em surdinaYou´re not the only one with mixed emotions...

7 comentários:

  1. E és tu na foto?? Tão gira! Nada que seja novidade, portanto.
    Sardinha com um ano é precoce... :)

    ResponderEliminar
  2. Sou pois, a cromita da foto sou eu e imagina que é na mesma aldeia onde agora moro. Não são giras as voltas que o mundo dá? Beijos

    ResponderEliminar
  3. E como e que se chama a aldeia onde moras agora??

    ResponderEliminar
  4. Eu nunca morei aqui mas os meus pais tinham uns amigos que aqui moravam e que passaram a ser a nossa família e por isso passava muito tempo com eles. Conta a minha mãe que eu dizia que ia passar férias ao Sobreiro e ficava lá. A aldeia é o Sobreiro.

    ResponderEliminar
  5. Pois, por acaso já comia um pão com chouriço, já sim sra!

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)