Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Ó Procópio!

No tempo em que as auxiliares de educação educativa eram contínuas, os fisioterapeutas eram endireitas, o Procópio era o endireita que vivia perto do cruzamento, onde floresce uma rotunda há uma década bem medida. A avaliar pela quantidade de entrevados, paralíticos e de ambulâncias que paravam à porta em tempo de chuva e de sol e da gente diversa que se apinhava logo de madrugada pare se prolongar para lá do ocaso, estimava-se que o Procópio era popular e competente, mestre nessa arte obscura de levar ao lugar o que se julga desconjuntado e desengonçado pelo engano do corpo: um passo em falso, os bicos de papagaio e as cruzes, um mau jeito ou uma queda. Era voz corrente mediante as ossadas retorcidas, as linhas trocadas, os pulsos abertos e outros achaques que só o Procópio e o Procópio apenas teria solução para o caso. E tinha. Como tudo na vida, o Procópio foi-se, cansado de tanto endireitar. E lembrei-me eu do Procópio quando um destes dias avistei o Tibúrcio em plena gana, gana furiosa, batendo convictamente com a mão direita sobre o ombro esquerdo e a mão esquerda sobre o ombro direito. Ah Tibúrcio. Ah ganda Tibúrcio. Depois da pancada, elevava um pouco a mão, como se agarrasse algo. Que seria aquilo? Caramba. O Tibúrcio colore-me os dias com vários episódios rocambolescos de desmedidas Vivas ao Eu, Viva! Viva Eu! Vivas ao eu Tibúrcio, já se sabe, mas este foi um inédito. Em sua volta alguns curiosos. O Tibúrcio, sem cessar, acompanhava o ritual com a verborreia de sempre e, para este grande mal que o aflige, seria inútil o Procópio endireita de entrevados dos ossos na casa minúscula ali ao pé do cruzamento. Era o secretário de estado mais o ministro, dizia o Tibúrcio que lhe haviam ligado aflitos, para ele, o Tibúrcio, grande e magnífico, excelente senhor doutor professor mestre mais esperto e inteligente que os demais mortais que escrevem eu com letra minúscula, os pobres a quem ministros e secretários de estado só ligam em época eleitoral, jamais telefonam. Pena que se foi o Procópio, o único capaz de curar a contusão nos ombros do Tibúrcio de tanto puxar os galões.

episódios anteriores

4 comentários:

  1. Reparaste que tens TPC à tua espera no Postais de BXL de NYC?

    ResponderEliminar
  2. LOL. Mas olha, o Procópio tinha-me dado jeito agora, para me pôr o nariz no sítio.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Não sei se o Procópio endireitava narizes ;-)

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)