Páginas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Com alarme incorporado

No dia em que resolvi, alvitrei, aventei a hipótese de trocar as minhas lentes de contacto mensais, à razão de setenta e oito euros para seis meses, por umas diárias, à razão de sessenta euros por mês, estava nos antípodas de imaginar que este raciocínio, elementar e básico que qualquer criança em idade escolar resolveria sem dificuldade, se transformasse numa operação matemática elaborada e complexa e uma carga de trabalhos.
Entrei na loja curiosa, era a primeira vez que ali entrava, e após a abordagem inicial e o atendimento solícito do empregado, jovem e sorridente, disse ao que vinha não sem antes inquirir o preço das ditas lentes por um, um mês apenas. Perante o preço exclamei São mais caras então. O empregado pendurou a expressão de quem estava a Leste, mais a leste impossível, corria o risco de já estar a Oriente, quando repeti a lógica, da batata naturalmente Se para um mês custam sessenta euros e para seis meses custam quase oitenta, fica mais barato para seis meses. Do outro lado nada. Nadinha. Nicles. Népia. Desisti. Venham as de seis meses que a vida está cara e a carestia não se compadece com devaneios de uma criatura enfadada com as suas lentes semestrais, de resto, um assunto de importância cabal no contexto socioeconómico actual.
Continuava a olhar para o empregado, é mais forte do que eu, valha-me a santa, caramba, um raciocínio do mais elementar esbarrava contra a inabilidade do rapaz como se chocasse contra o Muro de Berlim. Arrumei a tralha, quase cem euros em coisa nenhuma que não servia para vestir nem comer nem ler mas sem a qual correria o risco de comer o que não queria, vestir o que não desejava e livrinhos só se tivessem letras corpo dezasseis é que lhes conseguiria deslindar um sentido. Saio da loja a refilar mentalmente A culpa é dos professores do Básico, há sempre mais culpados além de nós próprios, admite-se que não aprendam a ler, escrever e a fazer operações de aritmética logo no primeiro ano? Mania de não ensinar a tabuada. E depois vêm com a #$%&”@ do Magalhães. Ensinem-nos mas é a ler e a escrever, rais partam, e deixem-se de folclores. E ia eu nisto, refilando, respingando e retorquindo quando o alarme da óptica deu sinal de si. Um barulho irritante e estridente que orientou olhos múltiplos na minha direcção. O rapaz fez um olhar condescendente extensivo às colegas de profissão e ordenou-me que continuasse a marcha, lá para onde ia, provavelmente aliviado de me ver pelas costas, ninguém gosta de ver a vida dificultada por operações aritméticas arrojadas e complexas dignas de um qualquer Einstein. Era o sistema, o sistema, essa entidade invisível, omnipresente e omnipotente, tem sido acusada dos mais variados crimes, mais um menos um não era relevante. Que fosse o sistema pois.
Quando entrei no supermercado, o alarme reincidiu. Mais um barulho estridente. Depois de reclamar, o empregado, segunda versão, disse que não fazia mal, era o dito sistema. Irritada com tanta apitadela questionei se quando saísse o alarme iria tocar. Disse que sim com a maior naturalidade, mas, como gosto deste mas, para não me preocupar. Ai preocupo-me, preocupo-me, é óbvio que me preocupo Imagine que passam os meus alunos e presenciam a cena? O rapaz condescendeu e ficou-me com os cem euros de próteses oculares e quando saí afirmou, perante as apitadelas inexplicáveis Já noutro dia tivemos aí uma professora que também apitou. E assim ficou tudo esclarecido. Já não bastava o médico conhecer-me pelo cabelo, ser ofendida pela maga dos bigudis, agora apito no supermercado.

14 comentários:

  1. há um outro reconhecimento a caminho Leonor mas nem sei se lhe escreva .. (risos) .. ;) o humor das suas letras .. identificável à distância, lhe garanto!

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Risos, risos, risos...
    Obrigado, Leonor.

    ResponderEliminar
  3. LOL. Só tu mesmo. :)

    (Já agora, ou as tuas lentes andam bastante caras, ou andas a comprar coisas todas XPTO. É que as minhas lentes ficam-me a 30 euros por 6 meses.)

    ResponderEliminar
  4. "já noutro dia tivemos aí uma professora que apitou", parece-me muito bem!!!! LOL!!

    Coitado do rapazinho... pedes-lhe coisas difíceis e depois queres que ele te dê resposta pronta... não há condições!!!

    ResponderEliminar
  5. Às vezes pergunto-me se estas coisas só me acontecem a mim :-)

    Beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  6. Mas que coisa....

    A mim também já me aconteceu. São o raio dos alarmes do Interma***é!

    Tanto que da última vez que lá comprei uma agenda a senhora da caixa disse-me amigavelmente para eu depois 'tirar o autocolante'. E eu peguei logo no caderno: 'Qual? Este aqui??' E ela aflita: 'Sim...mas é melhor fazê-lo em casa!!!'

    Não vá alguém descobrir que aqueles autocolantes horrendos cheios de tirinhas de metal que só descolam quase com diluente são os alarmes dos produtos daquela loja que apitam noutras lojas!!!!!!

    ai, pacience!

    ResponderEliminar
  7. LOL!
    Isso é coisa para adicionares ao CV: professora, das que apitam, desde...
    Vais ver que sobes na avaliação ;)

    ResponderEliminar
  8. LOL! Agora já apitas e tudo, isso promete!

    (e, já agora, as minhas lentes custam 86€ para 6 meses, e não as posso comprar em qualquer sítio, não sei se isso significa que são xpto mas são as que me funcionam :))

    ResponderEliminar
  9. Felizmente não uso lentes, mas acho engraçado apitar por entrar numa loja. A mim só me aconteceu 1 ou duas vezes.

    Lembro-me que uma vez ao comprar uma carteira e sair da loja sem apitar, reparei que afinal apitava noutros sitios. Depois de muito procurar, descubri o alarme que nem as empregadas da loja encontraram.

    ResponderEliminar
  10. Lol. Parece-me muito oportuna essa coisa dos professores que apitam. Se se juntarem todos e forem apitar aos ouvidos da ministra, quem sabe ela passa a ouvi-los, finalmente... ou a ensurdecer de vez e ser substituída por deficiência auditiva (só uma das muitas que tem, afinal), o que também não era mau de todo.

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Venho ali do lote 5 1º dtº e tenho a dizer-lhe que se me permitir, adorei a sua escria divertida e despretensiosa.

    B.

    Tita

    ResponderEliminar
  12. Aconselho-a, cara amiga, a gastar uns eurozitos no lazer e vai ver que a sua visão passa a ser suprema, sem mais gastos ou complicações. A maior invenção da humanidade para pitosgas que, em menos de um fósforo, ficam a ver o mundo muito mais claro!!! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Começo a acahra que foi a Maria de Lurdes Rodrigues que me instalou o apito, salvo seja, é que cheguei agora de viagem e passei discretamente pelo controlo do aeroporto :-)
    Beijinhos a todos

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)