Páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2006

Mãe?

Digamos que já se viveram tempos mais tranquilos na Escola. A incerteza da Carreira Docente, o desgaste do final do ano lectivo, as recentes colocações de professores e as declarações da Ministra fazem uma mistura explosiva. A sala de professores é um local inquieto e inquietante. Uns colegas bradam indignados, outros ouvem ainda assustados, discute-se aqui e ali, tecem-se comentários pouco elogiosos à Ministra e, enquanto isso, decorrem as aulas e o final do ano acena-me do outro lado da janela. Gosto de chegar ao fim quando o percurso vale a pena.
Logo na primeira aula de segunda-feira, as alunas vêm cheias de aventuras e novidades e têm alguma dificuldade em concentrar-se. Hoje a T. foi a última a entrar já em cima do segundo toque e quando as restantes colegas estavam sentadas e calmas. Todos os olhos se viraram quando a porta se abriu e a T. entrou e, uma vez a atenção concentrada na colega, comentaram alto que ela tinha apanhado um escaldão Ehhh ganda escaldão! A T. encolheu os ombros, conformada, e sentou-se no lugar de sempre. Na verdade, tinha o rosto avermelhado. Disse-lhe à boa maneira professoral, este hábito que se mete dentro de nós, que devia ter-se protegido mais ou apanhado menos sol. A T. respondeu displicente Eu nunca uso protector e quando uso alguma coisa é logo bronzeador. Algumas concordaram Eu também não, setora, nunca uso nada. E pronto, lá foi mais uma ensaboadela comedida e pedagógica: que é perigoso, que o sol está mais agressivo por causa da camada de ozono, que correm um risco acrescido de ter cancro de pele, que deviam proteger-se sempre, mesmo já bronzeadas, que sim, que eu uso sempre protector solar. Ouviram atentas e interessadas, como se fosse a primeiríssima vez que o tema era abordado, como se estivessem perante a revelação do Graal ou de um dos segredos de Fátima. Por fim, uma concluiu veemente Tem razão, Setora. A Setora é que devia ser nossa mãe! A aula decorreu sem sobressaltos. No fim, todas se despediram e foram às suas vidinhas, enquanto eu fiquei a matutar no assunto. A malta faz o que pode e até agradece o elogio, mas ser promovida assim a mãe por uma mera advertência sobre os perigos da exposição solar é preocupante.

Imagem: Maitena, Nós, As Mulheres 1

4 comentários:

  1. LOL
    Tu tem cuidado, vê lá a que te promovem se lhes ensinas algo mais do que cuidados com o sol...
    :P

    ResponderEliminar
  2. Acho um piadão como conseguem ser tão ingénuas ao mesmo tempo. Por isso também a profissão vale, por estas pequenas grandes coisas. Esta que me disse que eu devia ser mãe delas já me tinha chamado mãe uma vez, na aula, quando estavam a fazer um exercício de Alemão. Clao que estas turmas acabam por ser uma ecepção infelizmente. Esta tem só raparigas e são apenas 11. Bjs

    ResponderEliminar
  3. E não és tu, afinal, um pouco mãe delas todas? Sejam os conselhos sobre sol ou outra coisa....

    Pois eu cá uso sempre protector. Que remédio, dado que fico vermelha que nem um pimento e nos últimos anos até alergia ao sol faço! E sou tão branquinha, sniff... ;o)

    ResponderEliminar
  4. Até assusta. Mas acho que isso é apenas o reflexo da pouca ou nenhuma atenção que têm em casa.
    Contigo, sentem que alguém se preocupa com elas.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)