Páginas

sábado, 12 de agosto de 2006

Calígrafos anónimos

Calceteiros. Quando alguém tiver a sorte de encontrar estes mestres agachados à flor da pedra, pensará em escribas acocorados. Ou, vendo-os a inscrever imagens a tracinho pontilhado segundo a regra dos gravadores da pele, talvez os tome como memoralistas que, em penetrações quase rituais, revestem o corpo da cidade com tatuagens impressas a basalto e então é como se as figuras, as datas ou os símbolos que fazem a encenação dos homens passassem a fazer também a encenação das ruas.

José Cardoso Pires, Lisboa Livro de Bordo.


Foto: minha, Rossio, Lisboa

8 comentários:

  1. Em muitas cidades brasileiras (as famosas calçadas de Copacabana) se vê esta arte, herdada de Portugal, de fazer desenhos nas calçadas. Usa-se a expressão "pedras portuguesas" para indicar o tipo de calçamento. O que irrita aqui em São Paulo é a freqüência com que as companhias de gás, eletricidade, água e esgoto, telefone e, agora, TV a cabo, destroem essas calçadas e não as refazem com cuidado, deixando falhas nos desenhos.
    E os desenhos mostrados no Livro de Bordo são muito interessantes.

    ResponderEliminar
  2. Wonderful! Can never get enough of the calçada à potuguesa, assim como os paineis de azulejo, o seja, sem o vandalismo fascista dos grafitis.
    They are together the Crown Jewels of Portuguese daily life!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o Calçadão de Copacabana tem um padrão muito parecido com este aqui do Rossio. Gosto muito da calçada portuguesa e no dia em que fomos ver a CowParade aproveitar para tirar esta foto também.

    ResponderEliminar
  4. We should pay a tribute to the anonymous hands that present us with such beautiful works of art. I love them too, nowhere man.

    ResponderEliminar
  5. Já eu adorei o José Cardoso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Gláucia! Gosto muito desse livro do José cardoso Pires. Bjs :)

    ResponderEliminar
  7. ai que saudades do Rossio... aqui não há calçadas destas, o basalto e o calcáreo são substituídos por granito claro e escuro. E as pedras são grandes, não é a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito da arte da calçada portuguesa e é, para mim, um motivo de orgulho ver como é admirada por todos.
    Ás vezes paro e fico a ver os calceteiros trabalhar. Parecem bordadores de pedra.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)