Páginas

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

A Praia dos Ricos

O português de Agosto é um bicho temível. Quando não observa aquele pêlo encravado na virilha, sacode as coxas e nádegas dos grãos de areia, quando não afaga a barriga frente ao mar, observa com atenção as plantas dos pés e quando fala ao telemóvel faz questão que a praia inteira o oiça e oiça bem, muito bem.
Devia ter desconfiado da clareira onde escolhi estender-me mas, na verdade, não sou particularmente desconfiada e na praia sou um animal tranquilo. Perto de mim, reparei depois, estava um chapéu-de-sol esverdeado com um saiote em meia-lua cobrindo-lhe pudicamente as vergonhas. Lá dentro três pessoas com mais de cinquenta anos jogavam alegremente às cartas num português cantarolado que bem podia ser daqui, dados os sons nasais achatados e os ii no final das palavras. As coisas até nem iam mal entre espadas e copas, paus e ouros, ases e valetes até fatidicamente o telemóvel ter tocado. Como é sabido o português é também um rapaz que desconhece que quando fala ao telemóvel, os outros, os do lado de lá do telemóvel, são também possuidores de um aparelho análogo e, por conseguinte, o supermercado, a rua, a loja ou Portugal inteiro ficam, regra geral, inteirados do que se passa na vida dos receptores e emissores da mensagem, sejam eles pormenores sórdidos ou pequenos acontecimentos do dia-a-dia.
Hoje não foi excepção. O botão de volume desta mulher tinha uma folga imensa e incapacitante, tornando-se impossível regular a intensidade da voz e, portanto, quando atendeu o telemóvel, o som ergueu-se que nem Adamastor na prazenteira e apaziguadora manhã de praia, com o sol a afagar a pele e o mar a convidar ao banho. Pois, que o avô era muito amigo, que o avô tinha oferecido um portátil, sim, quem é que dava coisinhas lindas, quem era? E a seguir uma conversa com um adulto. Não, não estamos para esses lados. Sim, se fossem para a Costa. Não, não. Sim, sim. Estamos na Ericeira. Estamos, Estamos. Não, Não. Estamos na Praia dos Ricos. Praia dos Ricos? Praia dos Ricos e eu assim tão despojada, sem anéis de ouro ou relógios de marca? Francamente. Que pelintrice. Fui ao banho. Quando voltei a mulher choramingava. Tinha-se recolhido na parte mais protegida do saiote e lamuriava-se de algo. Desta vez a voz sumia-se como um segredo, provando mais uma vez, tal como se diz aqui, que tinha o botão relaxado: ora muito alto, ora em modo de segredo. A praia voltou à baila com uma alteração de voz - ai maldito botão - e, entretanto, ouço-a dizer O melhor é ir para as Caraíbas! Mau! Mau, Maria! Em que é que ficamos? Ainda há pouco gritava aos sete ventos que estava na Praia dos Ricos e agora já quer ir para as Caraíbas? O português de Agosto é um animal temível. Temível, volúvel e insatisfeito. Quem é que estando na Praia dos Ricos prefere ir para as Caraíbas?

Praia de São Lourenço
Foto: minha

6 comentários:

  1. O unico problema da praia dos ricos é que tem uma temperatura de água de fazer quebrar os ossos!!!

    Mas olha que eu conheço bem as duas e não tiro razão à senhora.

    ResponderEliminar
  2. O quê? Que São Lourenço é a praia dos ricos? Nunca dei conta. Se falares da praia do Sul, onde não vou há décadas... ;-)

    E sim, a água é de congelar qualquer um, mas ontem fui quatro vezes ao banho.

    ResponderEliminar
  3. Só pela água, mesmo tendo assim de abdicar dos ricos, vou antes para as Caraíbas, xim?
    :o)

    ResponderEliminar
  4. Eu só vou às praias aqui da zona porque estou a quinze minutos de distância, mas nunca entendi como é que se aluga casa para se passarem aqui as férias. Na Ericeira há mais tias da velha guarda que sei lá, o tempo é uma incógnita e a água um gelo. Adoro a Ericeira em época baixa durante a semana e de manhã :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei tanto da foto! Recordei mil manhãs de sol e banhos nessa praia, com a Belucha e os pais dela,q tinham casa mesmo aí, sobre um penhasco.Cheguei a estar lá durante todo o mês de agosto.
    Quanto à sua crónica, Nônô, felicito-a uma vez mais pelo poder de observação, a capacidade de pintar com as palavras e o sentido de humor.
    Um bjo

    ResponderEliminar
  6. Tem estado um tempo, excelente, Milucha, e tenho ido à praia de manhã, até o mar nem está muito frio. Estou finalmente a recuperar as forças e a retemperar energias deste ano tão difícil. Tirei esta foto de propósito para pôr aqui e nesse dia andei perto da casa do Dr. Brandão. Bjs grandes

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)