Páginas

terça-feira, 22 de agosto de 2006

What´s in a name?

Os nomes são animais perigosos. Uma vez agarrados ao seu significante jamais o deixarão e sobre isto, como se sabe, já perorou e discorreu Ferdinand de Saussure e escreveu um texto obrigatório Peter Bichsel. Desconheço se Saussure o terá feito sobre os nomes próprios mas já o nosso amigo William Shakespeare deixou Julieta Capuleto clamar contra as vicissitudes do nome que trazia inscrito na sua identidade. Sem conseguirem ver-se livres dos mesmos, ela e Romeu outra opção não tiveram, se não ir ao encontro de Thanatos. Os nomes podem ser coisas malévolas, portanto.
Um destes dias ao dar uma volta por um qualquer blogue deparei-me com um comentário, numa caixa que lhe empresta o nome, dando conta que Miguel Esteves Cardoso estava na blogosfera. Fui ao blogue em questão e, em nada se assemelhando à escrita de Miguel Esteves Cardoso, estranhei a sua autoria e esqueci-o. Não me interessam os nomes, interessa-me o conteúdo. Portugal está cheio de gente com nome e esvaziada de conteúdo. Os comentários eram muitos e as visitas idem. Um número significativo de bloggers e não bloggers acorreu em vassalagem ao grande mestre. Descobriu-se, pois, que tal como Dom Sebastião da Ericeira, Miguel Esteves Cardoso não era o Miguel Esteves Cardoso e o blogue não passava de um embuste. A atitude fala por si. Usurpar a identidade de outrem é crime. O mais divertido, patético talvez, é mesmo o entusiasmo com que se recebe um nome e não mais do que um nome. Se fosse o Zé Maria Pincel a criar um blogue, ninguém quereria saber. O Zé Maria Pincel não abre portas, o Chico da Trincha idem. Não são ninguém, não têm prestígio e, como tal, não interessam a ninguém.

7 comentários:

  1. o teu post faz-me lembrar uma suposta ultima carta do Gabriel Garcia Marquez que andou aqui a circular ha uns tempos. Era uma treta xaroposa e piegas ao maximo, mas nao se podia dizer nada porque era a ultima carta do GGM que estava a morrer
    Para ser sincera, o MEC pos causa das Coisas nao me entusiasma por ai fora...aquelas cenas que escreve sobre o Amor, a Vida, a Amizade e sei la que mais parece coisa de adolescente muito dotadinho para a escrita

    ResponderEliminar
  2. É mesmo verdade...
    E não tendo nada a ver, hoje já te disse que gosto muito de ti??
    :)

    ResponderEliminar
  3. Mas a carta do GGM era treta, pelo que soube depois.

    Beijinhos às duas :)

    ResponderEliminar
  4. Por aqui costumam correr textos apócrifos pela internet. O Arnaldo Jabor foi uma das vítimas. Ele dizia que passava pela ruas e havia pessoas que o elogiavam pelo texto e outras dizendo que ele não passava de uma besta. E foram várias crônicas. Ele aconselhou os seus ghost writers: "Sejam vocês mesmos. Apareçam na internet, bloguem-se, orkutem-se, spamen suas almas líricas, sem receio ou pudor". E sugeriu temas: "Tudo sobre minha mãe", como Almodóvar, "Confissões de um menino no porão" ou "Em trilha de paca, tatu caminha dentro".

    ResponderEliminar
  5. claro que a carta era treta obvio, mas nao podias dizer nada sob pena de seres acusada de insensibilidade
    Coitado do Arnaldo Jabor...ele tambem?

    ResponderEliminar
  6. Aqui também houve um problema com um blogue de um político conhecido mas não assumiu as dimensões do Arnaldo Jabor, Aventino. É inadmissível que se usem outras identidades para se ter uam opinião e que haja pessoas que as leiam com seriedade apenas porque têm a "chancela" de determinado autor/colunista/opinion maker.
    Há pouco tempo mandaram-me assinar um documento na escola, quis saber o que era e porque era assim. Responderam-me que agora era assim após longos minutos de disputa e por fim alegaram que até a direcção da Escola assinava assim. Claro que é a última das coisas que aceito. Respondi que podia até ser o Presidente da República, cada um sabe onde quer pôr o seu nome e que o que esses fazem não me diz respeito. Detesto subserviência e cegueira :)

    ResponderEliminar
  7. zÉ mARIA pINCEL de "portas abertas" desde 29.04.2005. sim... sem prestigio e ninguem se interessa por ele, mas é o meu blog.
    se nao te importares vou usar esta citação como slogan do meu blog.

    "Se fosse o Zé Maria Pincel a criar um blogue, ninguém quereria saber. O Zé Maria Pincel não abre portas, o Chico da Trincha idem. Não são ninguém, não têm prestígio e, como tal, não interessam a ninguém."

    felicidades!

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)