Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Entre o crepúsculo e a alvorada

Diz Wolfgang Becker que Good Bye Lenin! não é um filme sobre a Ostalgie - mais uma das palavras difíceis de traduzir e em que nenhuma outra língua me soa tão bem como em alemão - a nostalgia dos tempos da Ex-RDA e que surge do casamento entre as palavras Ost e Nostalgie.
Sobre o que é então Good Bye Lenin!? Sobre o amor, o desmoronar de um sistema, uma cidade em mudança, sobre o fim do comunismo, sobre o assalto impiedoso do capitalismo? Certamente sobre tudo isto. Good bye Lenin! é também um filme sobre a mudança que se opera na esfera pública e privada e sobre a mudança que se repercutiu na Europa e no mundo desde 1989.
Da sinopse sabe-se que a Christiane Kerner, mãe de Alex, entra em coma depois de ter sofrido um ataque cardíaco quando se preparava para participar no 40º aniversário da RDA. Oito meses depois regressa da ausência a que a obrigou o estado de vacuidade temporário. Durante esses oito meses, a RDA deixou de existir, um golpe duro para quem vestia com convicção a camisola do seu país. Alex, filho extremoso, tenta a todo o custo manter viva a RDA dentro dos 79m² a que estava confinada a mãe, com o intuito de lhe prolongar a vida e evitar o desgosto, demasiado penoso para o seu coração debilitado, de ver o seu país adquirir todas as cores da paleta capitalista com cadeias de fast food a crescer como cogumelos, a água suja do capitalismo a correr como um rio e as marcas ocidentais repentinamente omnipresentes em Berlim, provavelmente a mais emblemática cidade do século XX.
Os episódios oscilam entre a comicidade e a tragédia da angústia de um filho para salvar a sua mãe, pervertendo e invertendo o fluxo da mudança nos simbólicos 79m² do seu apartamento de Berlim – tanto haveria a dizer sobre Édipo entretanto – e mesmo Wolfgang Becker refutando que este não é um filme sobre a Ostalgie, a verdade é que todos os objectos característicos da RDA e que se transformariam em culto e negócio anos após a sua dissolução estão presentes: os pepinos de conserva do Spreewald, o café Mocca Fix, o Sandmännchen, os Trabant, por exemplo.
Salientar o desempenho de apenas um actor seria injusto. No filme tudo parece perfeito e cada uma das personagens, desempenhando não só o seu papel mas também contendo a carga simbólica intimamente ligada ao tempo histórico, deambula com excelência num percurso volátil e volúvel na senda do seu lugar num mundo tão excitante quanto incerto ao som da música de Yann Tiersen, enquanto Lenine sobrevoa o céu de Berlim para desaparecer no crepúsculo que se anuncia na cidade, na vida de Christiane e na própria RDA.

7 comentários:

  1. Ostalgie... gostei. :)
    E o filme é mto bom, já agora.

    ResponderEliminar
  2. Se deres uma volta pela net, vais encontrar imensos sites com produtos da RDA à venda, é espantoso. A Ostalgie é muito contestada por uma parte da sociedade alemã porque é vista como um movimento saudosista do comunismo. Há quem defenda que é apenas o legitimar dos tempos que se viveram antes de 1989 e que não implica que tenham sido sempre maus e opressivos.
    Também acho o filme belíssimo :)

    ResponderEliminar
  3. É um dos meus filmes preferidos de sempre. E adorei a palavra.

    ResponderEliminar
  4. Tenho pena que haja poucas traduções em Portugal da literatura alemã que surgiu no pós-1989.
    E também gosto de Ostalgie
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Um dos meus filmes favorito. Adorei!
    E, claro, adoro a música do Yann Tiersen :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do filme. Tocou-me de perto porque minha sobrinha estudou em Leipzig e o seu marido só conseguiu visitar o lado ocidental com a queda do muro. Fez o que quase todo mundo fez nos dias que sucederam à queda do muro. Pegou o metrô até Berlim ocidental, recebeu o passaporte da Bundesrepublik, e 100 Dmarcos que gastou no shopping da estação e voltou para casa.
    E "a vida imita a arte", um polonês acorda após 19 anos de coma e se espanta com as mudanças na Polônia:
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/06/070602_polones_acordarg.shtml

    ResponderEliminar
  7. Também gosto muito do filme, é daqueles que revejo facilmente e me toca sempre.

    Ainda bem que aparece, Aventino, senti sua falta aqui no blogue :-)

    Também vi a notícia do polaco e fiquei impressionada com a persistência e fé da mulher. Impressionante!

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)