Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

E de energúmeno

Um telefonema pela hora de jantar. Muito conveniente. Do outro lado uma voz feminina anunciava que o meu pai tinha assinado um cupão, imagine-se, e que, pasme-se, tinha sido premiado com uma viagem. Boa! Uma viagem! Que surpresas boas a vida nos reserva… Dezembro de 2006 era a data anunciada da assinatura do meu pai. Muito bem. A minha mãe questionou irónica E tem a certeza que é essa a data? Positivo, sem mais hesitações, Com a assinatura do meu marido? Com certeza e, de seguida, o nome do meu pai tal como constara na lista telefónica. Curioso. A minha mãe informou assertiva que, visto o meu pai ter morrido –detesto o eufemismo falecer – a assinatura seria - como dizer?- impossível. Do outro lado, a voz não se deu por vencida, pediu um segundo e quando regressou tinha outra informação, afinal o meu pai tinha assinado o cupão em Dezembro de 2005 e aqui toca a sineta dos concursos quando se dá a resposta errada, nada feito, tentem outra vez, vão recuando no tempo ano a ano, quem sabe não acertarão. A minha mãe acrescentou que tal seria impossível mais uma vez e isto não porque o meu pai não soubesse assinar o nome mas porque o meu querido pai nos deixara em Setembro de 2005, ter-lhes-á aplicado um ou outro adjectivo qualificativo do trabalho que desempenhavam, entretanto. Lamentam e tal, mas não quereria o prémio? E agora aqui estou com o dicionário de sinónimos na mão, que num mundo tão virtuoso e civilizado chamar nomes a alguém é uma falta grave e feia, mesmo quando se utilizam técnicas de vendas ofensivas, aviltantes, imperdoáveis e desprovidas de qualquer sensibilidade e respeito, quando ao se ouvir uma voz menos jovem do outro lado da linha se insiste que o marido assinou um cupão de viagem três meses depois de morto, portanto procuro em e de energúmeno mas nenhum dos sinónimos encontrados consegue exprimir com a expressividade devida a atitude descrita.

13 comentários:

  1. Energúmenos é pouco: a sua mãe é com certeza uma pessoa civilizada e sabe defender-se, mas há muitos que não sabem e que, até por vergonha, caem nessas esparrelas. No fim a viagem custa-lhes as economias de uma vida inteira(quando existem...) porque vêm de lá com um papel assinado (desta vez por um vivo, supostamente elucidado sobre o que fez) que os obriga a pagar coisas que nunca pensaram comprar. Às vezes, até apartamentos. É nojento, e o pior é que continuam a fazer isso por aí, impunemente.

    ResponderEliminar
  2. Feizmente a minha sabe defender-se e lida bem com a situação, se não podia ser grave por abusarem do nome do meu pai. Concordo, Ana, é nojento e revoltante.

    ResponderEliminar
  3. :s
    Acho que essa é mesmo a melhor designação para essas pessoas. :s

    ResponderEliminar
  4. O telefonema, a hora do a que foi feito e a abordagem utilizada só revelam três simples coisas: falta de profissionalismo, de ética, de moral.
    Beijola.

    ResponderEliminar
  5. Tanta cerimónia em aplicar os verdadeiros adjectivos!
    dava vontade de lá ir, chamar o Scolari e resolver o assunto!

    ResponderEliminar
  6. Ontem à noite até fiquei nervosa. O que mais me irritou foi não desaramarem, não terem pedido desculpa e ponto. Não há o mínimo de respeito neste país. E tem razão, cap créus, mas cá por mim mandava-lhes o o Zidane

    ResponderEliminar
  7. Eu tinha chamado uns quantos nomes a essa senhora. E enviado uma cartinha para a Deco com os dados dessa empresa!

    ResponderEliminar
  8. Eu tanbem acho que devias escrever a Deco, esse tipo de comportamento e indesculpavel

    ResponderEliminar
  9. Estamos à espera que chegue o fax com o dito cupão, mas acho que a seguir vamos fazer queixa.

    ResponderEliminar
  10. Cara Papalagui,
    Esse " mas acho que" na frase acima está a mais.

    Os tipos da Deco são impecáveis. Escreves uma carta para lá e eles quase não te incomodam para te resolver o assunto.

    Já tive de fazer umas participações e sou sócio. Se precisares de alguma coisa, apita ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Não tenho palavras para descrever o que senti quando li este teu post :-(. Estas coisas não têm deculpa. Para a frente com a reclamação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Ontem o Hélder ligou-lhes a saber do fax, já nem se lembravam da conversa... mentirosos do raio que os parta! Entretanto, ele exigiu que ligassem à minha mãe a pedir desculpa, claro que não ligaram nada. O que eu sei é por causa disto já são duas noites que nos estragam :-(
    Hoje vou ligar à Deco e andar com isto para a frente para ver se os "amigos" da Palme Viagens tomam juízo de vez.
    Obrigada pelas palavras

    ResponderEliminar
  13. Já foi tudo dito, né? Eu tinha-os mandado mesmo a um sítio feio, não há desculpa.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)