Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Na rota dos livros

Logo agora que estou danada para me ir daqui para fora – a propósito, alguém me arranja um emprego longe do ensino?- esta notícia, que percorreu a blogosfera e a que os bibliófilos não ficaram indiferentes, ofereceu-me um belíssimo roteiro apadrinhado pelo sonho e alimentado por duas das minhas preferências: viagens e livros.
Por exemplo, podia ir daqui ao Porto, para visitar a Lello, e com a quantidade de voos low cost a sair da Invicta não seria nada difícil partir para outro local da Europa. Talvez Glasgow, muito embora a livraria me deixe algumas dúvidas. Depois seguiria para Bruxelas – olá Carlota e Pitucha- para espreitar a Posada, até porque não encontro uma imagem e sou um espírito curioso. A cidade seguinte seria Maastricht. A Boekhandel Selexyz Dominicanen é um deleite também pela simbologia da religiosidade e espiritualidade que os livros podem encerrar. Naturalmente isto sou eu a divagar, porque os amigos holandeses são rapazes pouco dados a estes devaneios espírito-religiosos. Depois de me refazer de tanta beleza, rumaria decididamente a sul numa das minhas ansiadas viagens: Buenos Aires, que obviamente depois desta descrição, ficou decididamente inscrito no meu roteiro de viagens futuro, espero que não muito. De volta, e porque não estamos longe, daria uma saltadinha fugaz à mais bela cidade do mundo, o Rio de Janeiro e entre coisas várias e tão simples como uma água de coco no Calçadão de Ipanema com o Morro Dois Irmãos do meu lado direito se contemplasse o Atlântico ou o Cristo Redentor a erguer-se no morro se voltasse a costas ao mar, difícil é escolher a vista na Cidade Maravilhosa, iria direitinha à Livraria da Travessa na Visconde de Pirajá, para celebrar o meu primeiro livro comprado em terras de Vera Cruz. Voltaria depois a casa, a mala prenhe de livros e a alma a transbordar. Sentar-me-ia por aqui a empanturrar-me de livros e a digerir tanta beleza. Sonhar não custa.

Imagem daqui

Também no Geração Rasca


7 comentários:

  1. No RdJ, além da Livraria da Travessa (que também adoro), espero que não perdesses a oportunidade de ir ao Real Gabinete Português de Leitura!

    :))

    ResponderEliminar
  2. Ai, Leonor: livros e viagens, que par!! Já estou a fazer as malas para ir para bem longe, nem que seja através de um livro...
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Deixei comentário no Geração.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. No caminho entre Buenos Aires e o Rio, passa por São Paulo, que eu te acompanho à Livraria Cultura, à Livraria da Vila e aos sebos do centro da cidade.

    http://www.reformatudo.com.br/area.asp?A040_cod_area=27&A041_cod_conteudo=3

    ResponderEliminar
  5. Pois é, Sinapse, perdi mesmo ou melhor não houve tempo. É sempre bom ficar com algo mais para ver, isto, claro sou eu a conformar-me :-)

    Como te entendo, Ana, vmaos lá embora ;-)

    Obrigada, Pitucha

    Como gostaria de o fazer, Aventino, quem sabe um dia...

    ResponderEliminar
  6. Para vires à Lello até tens direito a jantar e a cama. É só avisares. El Ateneo é a mais bonita que já visitei, e voltava lá amanhã mesmo...

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, Belém. É bom ver-te por aqui :-)

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)