Páginas

sábado, 17 de maio de 2008

E os leitores?

A Feira do Livro de Lisboa vai ser adiada na impossibilidade das partes em litígio de chegarem a um acordo. Esta trica assemelha-se ao caso Esmeralda, em que cada um pensa em si e a criança, coitada, anda lá pelo meio ou uma desavença de comadres, cada uma lutando por um pedaço de terra a mais para plantar as couves e as batatas no quintal. Não me interessa quem tem razão, o meu disco rígido não comporta ditos e mexericos, intrigas e manobras. Sendo questionáveis os moldes como a Feira era organizada e disposta e urgindo uma remodelação mais adequada, de forma a dar mais vida ao evento, uma coisa eu sei, e falo apenas como leitora, afinal qual é o papel dos leitores no meio de tanta disputa? A Feira do Livro acompanha-me desde sempre e também ela terá forjado o meu gosto pela leitura. Remonta aos primórdios da minha existência, quando ir à Feira, ainda pela mão dos meus pais, constituía um ponto alto do fim da Primavera e me era dada a autonomia para poder escolher os livros do meu agrado. Razões de coração obviamente. Por isso também sinto-me desrespeitada. A Leya, a Apel e a Câmara Municipal de Lisboa zelam afinal pelos interesses de quem? Devia ser pelos dos leitores, ao que parece, esses serão os últimos a ser contemplados. Ainda não ouvi falar deles. Este ano, não irei à Feira do Livro.


Também no Geração Rasca e PNETmulher

7 comentários:

  1. Os leitores não contam - o que interessa é manter a birra. :s

    ResponderEliminar
  2. Nem mais, o que interessa é quem manda no poleiro e quem vai ficar a ganhar.
    Porque a perder somos nós todos!
    Eu, também não devo ir, cambada de imbecis!

    ResponderEliminar
  3. Que nervos isto me faz... Ao que parece agora já deixam a Leya pôr os pavilhões que quer e a feira irá arrancar, mas continuo sem vontade de lá ir infelizmente :s

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão, e é exactamente como me sinto: desrespeitada como leitora e como cliente da Feira há muitos anos. Quero lá saber como são os pavilhões e que tamanho têm, o que me interessa é o que está lá dentro! Com tudo isto, já não me apetece ir lá este ano. Acabo por ir, porque não resisto ao prazer de andar por lá a meter o nariz nas barraquinhas todas. Mas estou irritada, isso estou.

    ResponderEliminar
  5. Ainda estou amuada, portanto ir à Feira nem sequer é opção :(

    ResponderEliminar
  6. É uma vergonha, é. Desrespeito. Tudo. Claro que acabarei por ir, pois não resisto... E não vou deixar que me estraguem o prazer do passeio pela Feira, no Parque.
    E de lá ir pela mão dos pais, lembro-me dum ano, eu com 5 anitos talvez, que me deixaram naquele espaço próprio para míudos e eu, farta de ali estar, resolvi ir à procura dos meus pais feira fora. Fui, não os encontrei, voltei ao sítio descansada da vida e dei com eles em pânico, a desancar (com razão), quem tomava conta das crianças... :)

    ResponderEliminar
  7. As memórias da Feira do Livro davam para escrever um livro... mas aqueles senhores não querem saber: lucro é que é importante, os leitores que vão dar uma volta.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)