Páginas

sábado, 22 de novembro de 2008

Chitas e debruns

E num dia de coração magoado e alma triste, a primeira coisa que ocorreria a uma mulher seria encharcar-se em chocolates, nesta altura do ano os supermercados abarrotam de chocolates, a segunda, ir às compras, a terceira, uma novidade na vida desta vossa escriba, é que não pode, dê por onde der, sucumbir à debilidade anímica e derrubar-se sobre uma caixa de Guylian ou, caso se permitisse, uma pequena de Godiva, a quarta é que não deve ir às compras, a recessão entrará mais dia, menos dia, e a quinta é que é melhor adoptar uma actividade que não lhe ocupe neurónios em desmedida quantidade, que a mantenha alheada do mundo, de preferência sem notícias e televisão ligada e que seja, concomitantemente, ligeira, sedutora e que entretenha até o coração deixar de doer, a alma deixar de choramingar, a vontade de devorar os Guylian amansar e o ímpeto de escavacar o dinheiro em algo sempre utilíssimo a uma mulher, mas que jazerá moribundo no guarda-roupa, gaveta ou armário, desvanecer. E podia ter-me abraçado a um livro, improvável, calçado os ténis e fazer uma caminhada com o Atlântico do lado esquerdo para lá, uma paragem no miradouro, e o regresso com o Atlântico do lado direito, caso não estivesse roufenha e combalida desta maleita infernal que me apanhou desprevenida e atacou à traição, ou podia ter-me iniciado nas artes de fada do lar, ao que se chega para não comer chocolates ou derreter o vil metal, armada em rapariga prendada e talentosa, por um dia, unzinho, há que sonhar, e dedicar-me às chitas e gangas, gregas e debruns.

7 comentários:

  1. Precisas de um workshopzinho? :)

    ResponderEliminar
  2. No meu caso, com recessão ou sem ela, com chitas e gangas ou sem as ditas, com maleita ou saudável que nem um pêssego, sendo homem ou mesmo que tivesse nascido mulher, da caixa de Guylian é que não abdicava. Temos de saber distinguir o essencial do acessório, minha cara. ;)
    Beijocas
    PS: o que é uma grega? (para além dos pensamentos lascivos que isso possa causar na minha mente masculina) :)

    ResponderEliminar
  3. Leonor, aqui no Brasil, esse "enfeite" cor de abóbora(laranja) é chamado de sianinha, não é lindo esse nome?
    Minha mãe, que é uma ótima costureira, fez para mim muitos vestidos com sianinha na infância.
    bjo

    ResponderEliminar
  4. Preciso, calro :-)

    Ah seu lascivo, Carlos! A grega é a fita cor-de-laranja que a Martha no Brasil chama de sianinha.

    É lindo o nome, Martha e eu tenho uma predilecção por ela.

    Beijocas :-)

    ResponderEliminar
  5. Pois na Beira Alta chama-se espiguilha... No meu tempo, penso que dificilmente saberiam o que era "grega" :) mas isso já foi há muito tempo mesmo. Bjos

    ResponderEliminar
  6. Pois na minha parte do Brasil chamamos também de grega. Ou pelo menos a minha mãe chama e assim seguimos com a dedominação.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)