Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Sobretudo

Podia começar com a famosa citação de Álvaro de Campos, O que existe em mim é sobretudo cansaço. Podia usá-la pois. O início de texto atraente e chamativo, a vontade de entrar pelas palavras e mergulhar no cansaço que existe em mim. Em mim existe sobretudo cansaço. Cansaço da vida profissional virada do avesso. Cansaço de continuar como sempre, como se de nada se tratasse, cansaço da Ministra da Educação, do Primeiro-Ministro, das faltas dos deputados. Cansaço crepuscular de opinadores sobre tudo e todos, achadores de tudo e mais alguma coisa, convictos palradores de opiniões balofas prenhes de preconceitos e ausentes de conhecimento do que se fala afinal, pedagogos de pacotilha, mestres de vão-de-escada formados em coisa nenhuma que não seja tudo, cansaço da ignorância alardeada como bandeira, cantada como hino, cansaço de convicções pré-fabricadas, cansaço de opiniões ocas, cansaço de peroradelas inanes, cansaço deles todos. Muito cansaço.

11 comentários:

  1. Ai, senti-me muito bem descrito, nessa dos opinadores ocos. Mas enfim, como perdi o medo, embora não o Respeito, venho dar-Te um beijinho e sussurrar o "Ânimo" que não deve esmorecer, só por causa de mediocridades mais notórias do que eu.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela vossa solidariedade. Estou mesmo saturada.

    Ó Paulo, pelo amor de quem lá tens, esta conversa jamais seria para ti, nada do que é escrito te descreve!

    Beijinhos a todos :-)

    ResponderEliminar
  3. Canse-se, Leonor – eu também me sinto arrasada – mas não deixe que o cansaço a quebre, porque acho que é mesmo pelo cansaço que «eles» nos querem vencer. :-)

    ResponderEliminar
  4. "Camarada" Leonor:
    Tomei a liberdade de canalizar os "meus" leitores para este teu post.

    Agradam-me, superiormente, os cansaços gritados sem rede.

    Beijos

    Lder

    ResponderEliminar
  5. ... leitores deste blog
    (l-der.blogspot.com) e não do primeiro comentário.

    ;)

    ResponderEliminar
  6. Bem-vindo, Hélder :-)
    Obrigada pelo destaque
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Cansaço criativo e insubmisso, pelo menos. Ainda bem!

    Beijo, também cansado.

    ResponderEliminar
  8. Descansei ontem e hoje vou a caminho de um primeiro dia de Inverno tranquilo e ensolarado. É logo meio caminho andado, Ana.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)