Páginas

sexta-feira, 13 de março de 2009

Em dia de Primavera

Em dia de Primavera não há mal que me aflija, penso, enquanto vejo as réstias do sol crepuscular entre os prédios a iluminar como um foco a casa, outrora um ponto fulcral da avenida, onde se fazia o melhor pão com chouriço e com torresmos que algum dia comi. Procuro a chave entre tralhas várias e dirijo-me ao carro, transpirada e cansada dos saltos e pulos a que os tempos modernos obrigam, a fuga para a frente contra o colesterol e obesidade. E o crepúsculo a chegar, o dia arrumado finalmente. Respiro fundo. O aroma indefectível da Primavera, a aromaterapia sem academias nem salões, a fragrância que se solta, será das nespereiras?, mais genuína que massagens de chocolate e outras modernices paridas em conformidade com a artificialidade de uma contemporaneidade balofa. Abro as janelas do carro e inspiro o perfume do dia que adormece. A brisa que me perpassa o cabelo, o bálsamo da tranquilidade que se instala. Rumo ao pôr-do-sol iminente que ilumina uma tarja de mar acobreado bem longe. E depois o caminho de sempre. A Igreja do lado direito, o muro do mesmo lado uns metros abaixo e o aperto de sempre, afinal tão longe e ainda tão perto, o dia em que te deixei aí, meu pai. Mas em dia de Primavera não há mal que me aflija, reitero, a panaceia ocultando a ausência.

8 comentários:

  1. O chocolate é para comer, não para massajar :)
    Um bom fim de semana, beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste desabafo cheio de luz e cheiros.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. O chocolate é para comer, não para massajar. (risos)
    E fiquei com vontade de nêsperas. :D

    ResponderEliminar
  4. Lindo texto! e estamos todos a falar de Primavera nos blogues! essa Primavera que uns têm, outros (ainda) não! ;)

    ResponderEliminar
  5. Também concordo, fanatsaminha :-)

    Obrigada e bom fim-de-semana também, CNS

    Descobri que a flor da nespereira tem um perfume fantástico mas acho que ainda vai demorar até as nêsperas aparecerem, Mike :-)

    Adoro a Primavera, Sinapse, adoro bom tempo. Hoje está um dia lindo :-)

    ResponderEliminar
  6. Também adoro a Primavera, Leonor, e nem é pelo tempo, que me atormenta pelo anúncio do calor. É pela luz, pela cor, pela vida, pela moderação... ;-D

    ResponderEliminar
  7. Prefiro o Outono. Pelas cores, pela temperatura, e sobretudo... pela ausência das malditas alergias! :-(

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto também da luz e do calor, claro :-)

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)