Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O último de tempo da manhã

O último de tempo da manhã só é ultrapassado por um outro último tempo: o da tarde. A entrada para o último tempo da manhã é sempre tumultuosa, o alívio iminente da manhã trabalhosa, o estômago que começa a ressentir-se e a certeza de tudo acabar dentro de noventa minutos constituem o cocktail explosivo que me é dado a deglutir em todos os últimos tempos da manhã. Enquanto se arrumavam nas carteiras, ajeitavam as mochilas e tiravam livros e cadernos, uma voz feminina solta-se do lado direito junto à janela Stora, sabe que dia foi ontem? Dia do professor! Muito bem, stora, os seus colegas não sabiam. Pronto. Era escusado fazer boa figura à custa da ignorância alheia mas nisto de se ser professor nunca se sabe o que nos espera e que figura faremos a seguir. Correu-me bem desta vez. Aguardo a próxima. Logo a seguir à voz feminina e na sequência da minha pergunta sobre o feriado e o fim-de-semana, se tinha corrido bem, se se tinham divertido, se estavam bem dispostos, ouço uma voz sumida, masculina desta vez. Stora. Sim? Stora. A voz continuava em surdina como um lamento suave. Ó Stora, tenho as axilas assadas. Ora a stora é rapariga que está habituada a ouvir coisas várias, a stora ouviu várias coisas ao longo destes vinte e dois de vida de professora que se comemoram hoje mas as axilas assadas? As AXILAS ASSADAS? E sem que a stora pudesse esperar mais, a voz e o seu dono aproximam-se calmamente na cadeira giratória. O dono desta voz e deste corpo longilíneo de modos suaves e carinhosos é um rapaz calmo, nunca se viu em altercações, tem uma paixão assolapada por uma garota morena com metade do seu tamanho e é gentil e doce. E lá veio na cadeira giratória até ao pé da stora para abrir a manga da t-shirt de onde se podia ver a vermelhidão da axila masculina, Tadinho, como é que fez uma coisa dessas? consequência óbvia de uma depilação insistente. Tentei três vezes. Sozinho. E depois vieram os conselhos, um creme rico em vitamina E. Faz bem, a stora tem razão, acrescentou a colega do lado, sempre atenta e com um sorriso luminoso. E a aula continuou. O último de tempo da manhã só é ultrapassado por um outro último tempo: o da tarde. Este ano não tenho aulas ao último tempo da tarde, razão suficiente para ficar tranquila quanto a posteriores revelações. Nunca se sabe o que me esperaria.


E hoje passam vinte e dois anos sobre o meu primeiro dia de aulas. Pelo que me lembro ninguém me anunciou que tinha as axilas assadas.

10 comentários:

  1. Santo Deus, Leonor! Não imaginava que já tivéssemos chegado a esse apuro de estética masculina.
    P.S.: Professora sofre! :-)

    ResponderEliminar
  2. O avançar dos tempos :)
    E parabéns pelos 22 anos a ensinar-nos!

    ResponderEliminar
  3. É verdade, Luísa, não deixam de nos surpreender :)

    Obrigada, fanatsminha, é uma eternidade :)

    ResponderEliminar
  4. Leonor...eu portava-me bem na escola:)

    ResponderEliminar
  5. Passaram 22 anos do seu primeiro dia de aulas? Eu longe de imaginar que a Leonor tinha 28 anos. ;D

    Ao ler o texto ainda pensei que que tivesse as axilas assadas fosse a morenita gentil e doce, afinal... era o young metrosexual. Caramba! :O

    ResponderEliminar
  6. Fantasma, a Leonor já ensinava aos 6 anos??? :-S

    ... "eu portava-me bem na escola"... cof cof cof... (gargalhada)

    ResponderEliminar
  7. Mike, sabe que a Leonor sempre foi uma moça muito precoce e prendada ;o)

    ResponderEliminar
  8. Eu ia responder ao Mike, mas a fantasma já o fez da forma exemplar de sempre :))))))

    ResponderEliminar
  9. Respondendo ao Mike, era bem comportada sim, senão vejamos:
    Da 1ª á 4ª classe fui aluna do Professor Fernando Pinto, bem comportada, não sabia era a tabuada....
    Do 5º ao 6º ano, o famoso ensino preparatório sempre comportadinha, salvo a excepção de ter posto uma alcunha á professora de história, a titia leão, a coisa correu mal quando um dia me enganei e chamei-lhe pela carinhosa alcunha...E de ter ido ao concelho directivo porque bati nu coleguinha...
    No ensino secundário continuei a ser comportadissima.... No 8ºano fui apanhada a fumar no recinto escolar...por quem??? Pela presidente do concelho directivo da escola:)
    No 9º ano o único teste de matemática que tive positiva , copiei pelo professor...foi um fenómeno(palavras do próprio)
    Para concluir acabei o 12º ano com média de 15 valores...por isso pergunto SR MIKE...fui ou não bem comportada???
    :))))))

    ResponderEliminar
  10. Um exemplo de aluna, Ana Mestre! (muitos risos)

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)