Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Berlim (2)


Potsdamer Platz
Onde era muro e terra de ninguém surgiu isto

6 comentários:

  1. Já deixei no D.O. uma referência mas, ainda assim, reforço o quanto estas fotografias realçam a minha quase urgência de voltar a Berlin. Estive lá no começo da transição, sei do processo de transformação da cidade e gostava muito de a rever. Uma cidade que tanto me tocou.

    E

    ResponderEliminar
  2. Por coincidência estava pensando em visitar Berlin e Praga nas minhas férias do próximo ano. Já até comecei a minha pesquisa. Acho que tuas fotos me ajudarão na decisão.

    ResponderEliminar
  3. A cidade transformou-se muito, mas o curioso é vermos como a nossa relação com ela se alterou perante a mudança. É quanse como se a quisessemos rearrumar tal como era. Fiquei a pensar muito nisso. Não perca, Maria do Sol, Berlim é já ali.

    Faz muitíssimo bem, Aventino. São duas cidades muito diferentes, mas vai ver que gosta de ambas. Espero que as fotografias ajudem :)

    ResponderEliminar
  4. Entre 1982 e 1983 o escritor brasileiro Ignácio de Loyola Brandão viveu 15 meses em Berlim Ocidental. contou a sua experiência em um livro, "O Verde Violentou o Muro" (1984). Anos depois retornou e complementou o livro com as impressões da cidade reunificada. Quando li o primeiro livro já fiquei curioso em visitá-la. Traumurlaub in Berlin!

    ResponderEliminar
  5. Já hoje fui rever o Brasileiro em Berlim do Ubaldo Ribeiro que também viveu 15 meses em Berlim mas depois da Queda do Muro.
    Em Berlim, Aventino, não pode perder o Museu Pergamon, é assombroso.

    ResponderEliminar
  6. Eu também gostei muito de Berlim (e de Praga), não ia com muitas expectativas e fiquei muito agradavelmente surpreendida.
    O Pergamon vale mesmo a pena, sim.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)