Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Necessidades

Às vezes, se me perguntam o que faria se ganhasse o Euromilhões, a resposta é a de sempre. Além de uma ou outra melhoria pontual na minha qualidade de vida, o dinheiro servir-me-ia para fazer aquilo que surge em primeiro lugar destacado: viajar. Muito.Tudo o resto posso fazer enquanto viajo: ler, conhecer, passear, ver rua e museus e gente, deter-me a ver o movimento ou a tranquilidade, parar sossegada numa esplanada ou recolher-me no último andar de uma livraria para aconchegar a alma e o corpo numa belíssima chávena de chá enquanto chove lá fora ou enrolar-me num cachecol, pôr gorro e luvas e perder-me nas multidões num mercado de um qualquer Sábado ou Domingo de manhã e posso escrever e posso amar e posso observar e sentir sempre. E vem isto a propósito desta vontade que me deu de regressar a Berlim, a culpa é das fotografias e do 9 de Novembro. Agora que se aproxima o Natal prevejo Mercados de Natal em cada ponto da cidade e para todos os gostos, tradicionais ou alternativos, e imagino-me, mau grado o meu desamor ao frio, aconchegada em casacos e cachecóis, as mãos protegidas por luvas enquanto o tempo pára no primeiro gole de Glühwein. E era para dar asas a este ímpeto que eu queria o dito guito europeu, para poder decidir hoje  que amanhã vou beber um Glühwein a Berlim sem que isso causasse mossa no orçamento ou que tivesse sequer de fazer contas. Um verdadeiro perigo, pensando melhor e a bem de todos, é até bom que nem saia.

5 comentários:

  1. As (poucas...) pessoas que conheci para quem o dinheiro para viajar não constituia um problema tinham uma forma de viajar muito diferente da minha e não gostava de o fazer como elas. Será que o facto de viajar ser tão especial advém de não podermos fazê-lo todos os dias? Ou isto será só psicologia de pobrezinho?...

    ResponderEliminar
  2. Ai os mercados de Natal... :)
    Este post podia ter sido escrito por mim. Em pior, claro ;)
    (haverá mercado em Madrid??)

    ResponderEliminar
  3. Era mesmo para isso que eu queria, também, o Euromilhões. Para viajar, muito.

    Como diz o Z., ter dinheiro suficiente para não ter de pensar em dinheiro. Poder fazer as malas e ir.

    *
    mariana

    ResponderEliminar
  4. Acho que não, fungaga, o meu problema é querer sempre mais. Não me posso queixar...

    Também acho que não, fantasminha. Há um mercado na Plaza Mayor mas não é daqueles mercados de natal que eu gosto com o meu Glühwein.

    É isso mesmo, Mariana, como por exemplo estar aqui agora e pensar "Vou passar o 9 de Novembro a Berlim" e ir, sem mais preocupações. Para isso só mesmo o Euromilhões.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)