Páginas

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

De muffins a queques


Nada como fazer planos para saírem todos gorados. Quando esta receita foi proposta no Dorie às sextas, e depois de dar duas ou três voltas à cabeça, decidi que iria fazer a versão salgada. Eliminaria o açúcar, incluiria pedacinhos de bacon em vez do milho e salpicaria com pimenta preta e orégãos. Ora acontece que deixei tudo para esta sexta-feira de manhã, serviriam de entrada ao almoço tranquilo de boas-vindas ao fim-de-semana, mas obrigações profissionais mantiveram-me ocupada sem mais tempo. Sem tempo e calma para estes momentos de evasão de que tanto gosto e preciso.
Excluída esta hipótese e sem vontade para adiamentos decidi fazê-los para o lanche e eliminar a versão salgada. Acabei por fazer afinal uns belos queques para esta tarde tão agradável de Janeiro. De muffins nem rastos mas surgiram-me duas versões de queques: uma simples e outra com canela e müsli. E depois foi pôr a mesa, fazer um chá bem quente e esperar a minha mãe para uma conversa animada de sexta-feira à tarde e o veredicto final. Ficaram bons mas nada de perder a cabeça nem que eu tenha ficado com muita vontade de repetir. Ficam muito bem num lanche com uma chávena de chá e são fáceis de rápidos de fazer.  Cozinhar é muitas vezes um acto de amor e de partilha, a forma de expressão que tanto uso em vez de palavras e também por isso valeram mais uma vez a pena.


Receita

1 chávena de farinha de trigo
1chávena de farinha de milho
2 colheres e meia de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
8 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de margarina derretida mas fria
1 ovo grande e uma gema
1 chávena de buttermilk

Preparação

Primeiro preparei o buttermilk. Uma chávena de leite e sumo de um limão pequeno. Esperei um quarto de hora e comecei com o resto. Juntar os ingredientes sólidos numa tigela. Juntar os líquidos e envolver com uma vara de arames. Incorporar nos ingredientes sólidos sem bater e levar ao forno uns quinze minutos em forno aquecido a 190º. Como só tinha oito formas fiz duas fornadas. Na massa que me sobrou juntei uma colher de chá de canela e uma chávena de müsli com frutas.


Actualização aqui. Muito mas muito melhores.

6 comentários:

  1. Se foram comidos num lanche com a mãe, já valeram a pena! É tão destas partilhas que se faz o amor pela cozinha, mesmo que a receita não seja genial *

    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Exactamente, Mariana, que belo fim de tarde. Ficaram bons, fofinhos e mesmo deliciosos com um chá, só que não achei nada de muito especial. A receita rendeu-me muito e ainda mandei uns quantos para os meus padrinhos de casamento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito dos posts que você escreve. Deliciosos de ler.

    Quanto aos bolinhos, são bons, mas de fato não chegam a ser nenhuma perdição. Mas comida partilhada com quem se ama sempre tem mais sabor :-)

    Beijos! Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Letrícia :)
    É, não são nada de transcendente ou então ficámos mal habitadas com o bolo de chocolate da primeira vez. Mas num lanche ficam muito bem. Numa outra oportunidade faço a versão salgada com bacon, pimenta preta e óregãos.
    A partilha é o mais importante mesmo :)

    Beijinhos e bom fim-de-semana também :)

    ResponderEliminar
  5. Cozinhar é mesmo isso: uma acto de afecto. Uma linguagem que também se usa para partilharmos. Desta vez sou eu quem tem de experimentar ;)

    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)