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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A improbabilidade de uma escola feliz


No meu tempo de escola, a vida era muito tranquila. Os professores faltavam e alguns faltavam muito, outros bastante e outros nunca. Como agora. Esperávamos todas as santas aulas pelo abençoado segundo toque que nos aliviaria de aulas de modorra e tédio, sem visualização, powerpoint, projectores ou quadro interactivos. O professor falava, os alunos ouviam. Esqueçam motivação e interesse. Ir à escola era aprender e ninguém disse que aprender era divertido e engraçado ou fácil. Naquele tempo não era. Quando os professores faltavam era-nos dada toda a liberdade. Lembro-me de ficar no pátio a apanhar sol, na conversa com os colegas, maldizendo a adolescência, os chatos dos professores, provavelmente a incompreensão dos pais, a soltar gargalhadas sonoras e estridentes salpicadas com a inconsequência da condição púbere ou ainda a catrapiscar os rapazes, meu deus quantas paixões secretas e contidas, ou ir ali ao café do lado fazer isso mesmo, ir ao café do lado: esticar as pernas, dizer disparates, respirar o ar húmido que se nos agarrava ao corpo e soltar os cabelos à sombra do convento. Tudo sem culpas ou recriminações. Livres, portanto.
Nesse meu tempo de escola, faltar à escola era apenas isso: faltar à escola e eu no meu tempo de escola também faltei às aulas sem que mal algum viesse ao mundo. Acontece que nessa altura quem ultrapassasse o limite de faltas chumbava. Ponto. Sem avisos nem colinhos. Sem cartas para cá e para lá, sem comunicações aos encarregados de educação porque o menino prevaricou, avisos de recepção, convocatórias, telefonemas. O povo estava avisado e sabia das consequências. Se faltasse de mais, estaria modernamente excluído por faltas e podia seguir uma vida livre de aulas e professores. Acarretávamos pois com a consequência dos nossos actos sem mais conversa. Não me parece que alguém se tenha dado mal.
Nesse meu tempo de escola os pais também não vinham à escola porque o professor deu cabo dos meninos, não está a cumprir o programa como eles, pais, entendem ou não cumpriu os critérios de avaliação. Pergunto-me como terei sido classificada então, nesse tempo de caos absoluto, tudo tão livre e solto. Que era isso de ‘critérios de classificação’ a propósito? Não me consta que tenham ficado mazelas.
Nesse meu tempo eu era incrivelmente feliz sem o saber. E livre. Livre para gozar os tempos que os professores nos deixavam livres, livre para faltar a uma aula porque algumas aulas me maçavam de morte, quem aguentou aquilo, aguenta tudo, livre sem pressão das notas e de desempenhos. Na medida inversa dos meus alunos. Não havia substituições, não havia planos individuais de trabalho, planos de recuperação, não havia as torrentes de palavreado bacoco, balofo e inútil, tão inútil como os seus significantes. E éramos felizes então.  Saltitando entre contrariedades, com os tostões contados e pontos altos tão ridículos como uma simples excursão a Sintra. Sobrevivemos aos  ABBA, aos Bee Gees e ao Stevie Wonder dando os parabéns a toda a gente e acalentado a esperança de um dia sermos proprietários de umas calças Levi's.  E sobrevivemos. A tudo. A inveja que me tenho.


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12 comentários:

  1. Era mesmo isso. Mesmo.
    Obrigada pelo texto :)

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  2. Eu é que te agradeço as palavras :)

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  3. Leonor,
    à luz dos costumes de hoje não percebo como conseguimos sobreviver e fazermo-nos "gente"...
    Sintamo-nos gratos pois ou fomos sortudos ou super-heróis.
    Pensando melhor... e os nossos pais?
    Ah, se calhar o papel de heróis assenta-lhes melhor.
    Mas e os nossos avós?

    Se calhar os nossos jovens têm tudo para ser felizes.
    Tudo menos uns pais a sério.

    Eu tenho e espero um dia ter a felicidade de um filho meu dizer o mesmo.

    (Acho que me perdi em divagações...)

    Cumps! ;)

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  4. É verdade, os pais foram muito importantes. Hoje em dia é bem mais complicado. Mas é engraçado como o nosso mundo era tão limitado. Às vezes digo aos meus alunos que a minha vida era uma pasmaceira comparada com a deles.
    Divague à vontade :) Os blogues só vivem das nossas divagações, não é?

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  5. E não é que o meu cérebro fez uma regressão ao passado, num misto de nostalgia e prazer. 5* Nônô

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  6. Leonor,
    Ainda ontem comentavamos, no trabalho, a diferença entre a escola de antes, a "nossa" escola, e a de hoje. A escola era um lugar de aprendizagem e de educação, uma preparação para o futuro, para "sermos alguém", como se dizia. Quem não aprendia, não passava de ano, porque era inconcebível que um aluno pudesse avançar sem dominar as bases que lhe permitiriam apreender e aprender a fase seguinte. Para mim tem toda a lógica que assim fosse e não compreendo que se admita que assim não seja hoje.
    E a escola era também um lugar de divertimento e, como bem dizes, de liberdade. Liberdade de crescer, de passar por todas as fases a que se tem direito na adolescência e juventude.
    Hoje não sei muito bem o que é a escola, mas começo a duvidar que seja um lugar de aprendizagem por excelência. Estamos a preparar uma população ignorante, sem conhecimentos básicos, sem educação e sem civismo. O futuro vai ser amargo para os alunos de hoje e para a sociedade. Acredito que entre milhares de alunos os casos que saltam para a comunicação sejam uma excepção, mas que não existiam no meu tempo, isso não. No meu tempo se o professor ralhava, é porque tinha razão. Ponto final. Eu tinha é que estudar, fazer os trabalhos de casa e obedecer ao professor. Mais nada, senão ouvia ralhete na escola e em casa. Se fiquei traumatizada? Nem um pouco. A exigência dos outros fez-me exigente para comigo e deu-me o que precisava para seguir a minha vida, fazer as minhas escolhas, aceitar as consequências e dar sempre mais um passo em frente. Agradeço aos professores que me ralharam quando eu precisei e aos que foram exigentes comigo, que não aceitaram menos quando eu era capaz de fazer mais.
    Hoje ser professor é uma profissão de risco. Quando se retira a autoridade ao professor numa sala de aula, retirasse-lhe uma das mais importantes ferramentas deste profissional. Resta-nos lamentar muito por todos nós, porque todos vamos sofrer as consequências deste rumo que a educação escolar tomou.
    Beijinhos

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  7. Olá Zélia :) Imagina se os miúdos tivessem de aturar a D. Alzira :) Beijinhos

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  8. Um dos flagelos de hoje em dia é o regime de assiduidade. Há quase sempre uma forma de escapar à primeira ao chumbo por faltas. Isto faz com eles próprios saibam contornar essa questão. Faríamos o mesmo se fosse no nosso tempo. O processo é burocrático, sobrecarrega os professores e não ajuda os alunos a crescer. Mas são as políticas educativas.
    Hoje também se ralha muito. Eu pelo menos ralho-lhes sempre que merecem e eles acatam felizmente. Outro dos problemas é o abandono a que os miúdos estão devotados. Na etiqueta 'coração de prof' relato alguns desses casos. E mesmo sem ser abandono, a verdade é que a vida actualmente se complicou muito e os pais nem sempre têm a disponibilidade que os miúdos necessitam. Enfim, não está fácil.
    Beijinhos

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  9. Lindo texto e quanta verdade há nele! Todos vocês cresceram, seguiram a vossa vida sem traumatismos e muitos com sucesso felizmente. Quanto a mim, fui cumprindo o meu dever, com amor e dedicação. E, assim, hoje eu tenho saudades da Escola, daquela em que fui aluna e daquela em que fui professora. E tenho amigos e amigas que foram meus alunos. Tanto querem modernizar que estragam. Primeiro há que "educar" os encarregados de educação para não culparem os professores de tudo o que acontece aos filhos; eles têm que ser parceiros na educação dos mesmos. Será difícil entender isto?

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  10. Belíssimo texto. Toda a verdade em cada palavra, também eu fui assim e fui feliz. Que felicidade foi ser livre... e com mt menos. Mt menos do que hoje se assume como importante. Adorei, Leoonor***

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  11. Muito menos, Fátima :)
    Obrigada e bom fim-de-semana

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