Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Crónica de uma desgraça anunciada


A alma recostada na arte de nada fazer. Acordar de manhã e vestir uma roupa confortável e inconsequente, havaianas nos pés e a esperança de dias longos de sol sem preocupações Estatelar os pés na relva e conversar sobre coisa nenhuma com as gatas que se vão enrolando, entrando e saindo de casa sem restrições como se também a elas fosse permitida uma quebra na rotina. Telemóvel mudo e quedo. E depois sair daqui de passaporte no bolso ou cartão de cidadão ou bilhete de identidade, algo que me permita galgar fronteiras para deixar para trás um país decadente de governantes execrandos. Estava eu nesta vida de nada fazer quando fui chamada pelas minhas obrigações de fada do lar. Rumo ao supermercado, era um Sábado de manhã talvez, passeio rápida pelos corredores de lista na mão para não me perder e me encontrar em coisas que não preciso, e quando estava lá no corredor dos queijos, quase depois de me ter encontrado num delicioso queijo Feta, vi-a do outro lado, na encruzilhada entre as margarinas e os gelados. Trazia a mesma roupa que usa nos dia-a-dia que vamos partilhando, preocupante só de si, e que me fez soar os alarmes e regressar por instantes à vida profissional. O coração a bater mais forte, tomado de aflições para me recompor e mandar às urtigas isso que se chama de vida profissional. Abeiro-me da criatura acompanhada das crias, lanço-lhe um cumprimento sincero de sorriso largo bronzeado e do outro lado sou recebida com um esgar de espanto, um misto de qualquer coisa entre a surpresa e o horror. Digo-lhe Olá! Responde-me de mão no peito Ai credo! Gosto muito de te ver mas só de pensar no que aí vem… Rosto contristado como se fosse mensageira da desgraça, euzinha vinda de cobiçar um queijo Feta, acabada de sair da secção de legumes tão saudáveis. Esperei pela capitulação, um olá, uma qualquer expressão que me permitisse ver que a criatura estava a brincar. Não estava. Resmunguei qualquer coisa e dei corda às havaianas, sim, vou de havaianas ao supermercado, desaparecendo entre as bolachas e as tostas.
E parece que amanhã é esse tal dia primeiro do ‘que vem aí…’, um daqueles anos que ninguém deseja. Depois desta recepção estou pronta para tudo. Let the games begin.

4 comentários:

  1. Não percebi nada, mas que o que aí vem não se adivinha pêra doce ai isso não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui pouco explícita :) 'O que vem aí' é o novo ano lectivo, blonde.

      Eliminar
  2. Eu percebi :) Com tantos professores a querer trabalho e a não ter, ainda entristece mais perceber os que não apreciam o que têm!
    Bom ano lectivo!
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta 'criatura' de que falo leva a profissão muito a sério e é competente, o problema é ter-me dado um 'chega pra lá' desta maneira :)
      Com tanta confusão no ensino este ano vamos ter de fazer um esforço suplementar para que tudo corra de feição.
      Obrigada

      Eliminar

Comments are welcome :-)