Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Luisinha

Tudo foi rápido. A doença do meu pai, a morte do meu pai e o arrumar das questões burocráticas daí decorrentes: papéis e papeladas, escritórios e repartições. A minha mãe é uma mulher forte, determinada e sensível como conheço poucas. Esteve permanentemente ao lado do meu pai, atendendo-lhe a todos os pedidos e necessidades.
Esqueceu-se sempre, durante esse período, que também ela existia além do universo algo apocalíptico que se anunciava e da atenção exclusiva que ele ininterruptamente lhe solicitava. Esqueceu-se que o cansaço se pode abater sobre nós e que o corpo cede. Esqueceu-se dela mas jamais do meu pai.
Nunca nada foi impedimento para que a minha mãe não se entregasse abnegadamente ao meu pai e não lhe dedicasse o seu carinho e ternura, não obstante as noites mal dormidas, o imenso desgaste psicológico, o cansaço físico dos últimos meses. Acredito que o meu pai terá partido feliz, exactamente por a ter tido a seu lado a vida quase inteira. Caso uma última palavra lhe tenha sido permitida terá sido indubitavelmente o nome de minha mãe ou se é verdade que quando morremos as vivências passadas deslizam em filme no projector da nossa vida, uma pessoa estaria SEMPRE presente nesses momentos: a minha mãe.

7 comentários:

  1. um grande beijinho à tua super-mãe


    (pronto, está bem, e outro muito grande para ti! :P)

    ResponderEliminar
  2. Esta foto também é de outras paragens: Venez, Praça de São Marcos, uma viagem inesquecível
    que fizemos as duas. Sim que eu não nasci de geração espontânea e alguém me meteu este bichinho das viagens... ;-)

    ResponderEliminar
  3. Beijinhos à mãe, e à filha...

    ResponderEliminar
  4. Resmas de beijos para ti e para a tua super mãe, duas meninas cheias de força!

    ResponderEliminar
  5. Beijocas grandes para a tua maezona e para ti!! Ja sabes que por tras de um grande homem, ha sempre, sempre uma grande mulher;)

    ResponderEliminar
  6. A minha mãe agradece as vossas palavras :)))

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, minha filha, pelas tuas lindas palavras. Sem ti teria sido diferente; tu és agora a força que me ajuda a enfrentar tudo isto e as tuas palavras fazem-me bem. Um beijão grande. Beijos tb para as tuas amigas que não conheço mas a quem agradeço as palavras. Obrigada!

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)