Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Mudanças

Pois naquele dia de Janeiro o H. chegou a casa já ao entardecer. Vinha carregado de coisas, nem me lembro exactamente com quê, apenas a imagem dele afobado a entrar pela casa dentro, empurrado pela invernia acutilante e obstinada. Deitou o correio para cima da mesa e disse apenas está aí uma viagem a Nova Iorque para concorreres… e dito isto debandou para a cozinha, onde abandonou os carregos e arremessou a canseira do dia de trabalho, pesado, denso, húmido e cinzento. Nesse tempo morávamos numa casa feita de humidade e frio e, por assim ser, e mais não aguentarmos, uma bela noite de Novembro decidimos dali sair. Um mês depois fazíamos a promessa de compra e venda desta e dois meses depois fechámos com felicidade a porta desse capítulo recheado de invernia. A cusca, a senhoria, uma saloia cilíndrica, tisnada e intrometida, ficara para trás com as suas casas de aluguer, o seu vastíssimo património, o seu filho encalhado e as vidas alheias de vizinhos, não-vizinhos e outras criaturas mundanas do reino vegetal e animal para espiolhar. E dessa data passam hoje, precisamente hoje, três anos recheados de vivências temperadas com ternura e salpicadas de inevitáveis mágoas e desprazeres esporádicos.
Mas isto foi antes e, visto que partir sempre foi um chamamento, agarrei num papel e num lápis naquele mesmo instante e rabisquei umas quantas quadras, sem poesia nem formosura, apenas rima e os requisitos exigidos: o nome da loja, um produto da dita loja e o destino. O H. encarregou-se de enviar as mensagens. Queixou-se de que lhe doíam os dedos. Argumentou que estava já cansado de tanto escrever. Tanta rima, tanta palavra. Ameacei-o sem demora que caso ganhasse a viagem o deixaria em terra, atitude pouco cristã, em total discordância com o que proferi no altar, cumprindo, não obstante o regulamento de divisão de tarefas. Eu escrevo, tu envias. Não é por acaso o casamento a partilha de uma vida, a divisão de tarefas, a distribuição de papéis? Tal nos havia sido ridiculamente doutrinado naquele Centro de Preparação para o Matrimónio, um dos acontecimentos mais patéticos e constrangedores em que algum dia participei, logo na alvorada do século XXI e que faria o orgulho de um qualquer Ratzinger. Perdoai-lhes, Senhor.
Umas duas semanas depois, quando a casa mais não era do que um amontoado de caixas, móveis, livros, bibelots e demais traquitanas e tralhas empilhadas por ordem de saída, também elas desejosas de abandonar para sempre aquela casa com vista para o vento, o telemóvel do H. tocou e, nos despojos da ventania, o H. disse Toma, é para ti. Pela apresentação da parte de quem vinham fez-se imediatamente luz ao que vinham e foi então que ao som do Vamos fugir desse lugar... do Gilberto Gil se juntou the Voice cantarolando Start spreading the news…

11 comentários:

  1. :o)
    É tão bom sorrir contigo...

    Parabéns pelos 3 aninhos na casa nova. Espero estar eu com um post deste género a 28 de Janeiro de 2009...

    ResponderEliminar
  2. QUe bom!!! Aproveitem bem, e já sabes.... ai de vcs que não mandem um postal!! :-)) lolololol
    Um beijo imenso!

    ResponderEliminar
  3. Isto já foi há três anos! Nunca mais ganhei viagem nenhuma, mas dessa vez até fomos às Cataratas do Niagara :))

    ResponderEliminar
  4. Só para acrescentar que a foto foi tirada nessa altura.

    ResponderEliminar
  5. Ahhh Não queriam mais nada, não? sortudos!!!!

    ResponderEliminar
  6. Olha que tu tens ca uma piadinha:
    "agarrei num papel e num lápis naquele mesmo instante e rabisquei umas quantas quadras, sem poesia nem formosura, apenas rima e os requisitos exigidos: o nome da loja, um produto da dita loja e o destino."
    E dizes isto assim, pronto, com esta ligeireza...achas bem??
    Quem me dera! Para mim escrever e e sempre foi uma luta, terrivel, e nunca sai nada de jeito!
    E so me lancei a escrever o blog, porque e mesmo como la digo, e a maneira mais rapida de chegar ate vos, o que de outra maneira seria impossivel! Adorava, adorava saber e ter facilidade em escrever... Es uma sortuda L.!

    ResponderEliminar
  7. Mas foi verdade, P.!!!! E digo isto sem falsa modéstia. Foi um grande golpe de sorte mesmo :))

    ResponderEliminar
  8. Tu não sabes escrever????????? Ó mulher, o cafezinho português está mesmo a fazer-te falta!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. O que fez vocês ganharem a viagem não conheci, mas esse texto está maravilhosamente bem escrito. E adorei as trilhas sonoras. Bjos

    ResponderEliminar
  10. Obrigada, Gláucia. Foi uma quadra meio sem graça, foi pura sorte mesmo. Quando encontrar a quadra ponho aqui. Bjs

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)