Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Pequenos nadas

Hoje quando fui às compras numa grande superfície, deparei-me com uma feira de enchidos e queijos. Dei por mim a procurar se os chouriços eram de vinho tinto, como o meu pai gostava, e da Beira Alta, como ele também gostava, há hábitos que se perpetuam por si próprios, a seguir já tinha metido literalmente o nariz nos chouriços quase todos, já que estando embaladinhos, não havia o perigo de contagiar os ditos com os meus micróbios. Fui buscar a comida para a família felina, uma passeata pela secção dos chás e cafés, os iogurtes do costume, razões pelas quais me tinha dirigido ao local em causa, e sem dar conta, já estava outra vez nos enchidos levada pelo faro, guiada pelo olfacto. Era manifestamente mais uma manobra de marketing para despejarmos os euros na caixa a troco daquele cheirinho apetitoso e, claro, que os queijos mesmo ali à mão de semear não eram também obra do acaso, tal como não o era a variedade de vinhos tintos das regiões demarcadas do país e a broa de Avintes, uma raridade aqui na mouraria, a coroar os sabores. Um bom tinto do Dão, o chouriço a assar no porquinho de barro, o pão inteiro ou em fatias no cesto, o queijo numa tábua de madeira… Vim-me embora com os biscoitos dos gatos, os iogurtes, o pão para torradas e outras ninharias, tudo embrulhado no atrevimento de brincarem assim com os sentidos alheios. Teriam noção, por acaso, do apetite imenso com que me deixaram? Teriam pois. E neste périplo, lembrei-me muito da Patrícia, e de como seria divertido estarmos as duas tomando livremente os aromas dos enchidos, farejando sem parar e comparando este, e este, o outro e ainda aquele.

3 comentários:

  1. Ai...essas feiras são mesmo uma perdição!!!
    Eu também gosto de queijos, mas é verdade que os meus sentidos saltam muito mais à vista de enchidos!!! Uma boa morcela assada, um bom paio hmmmm, que delícia. E se o pão e o vinho que acompanham forem bons então, não é mesmo preciso mais nada!
    Felizmente feiras dessas à todos os anos... ainda vamos poder ir as duas ao cheiro...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Fiquei louca de vontade de comer um pão com embutido (como chamamos os enchidos) e queijo. Estou mesmo com água na boca. Bjs,

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)