Páginas

domingo, 16 de julho de 2006

Seiscentos homens

Como foi, digam-no outros que mais saibam.
Seiscentos homens agarrados desesperadamente aos doze calabres que tinham sido fixados na traseira da plataforma, seiscentos homens que sentiam, com o tempo e o esforço, ir-se-lhes aos poucos a tesura dos músculos, seiscentos homens que eram seiscentos medos de ser, agora sim, ontem aquilo foi uma brincadeira de rapazes, (…) e tudo por causa de uma pedra que não precisaria ser tão grande, com três ou dez mais pequenas se faria do mesmo modo a varanda, apenas não teríamos o orgulho de poder dizer a sua majestade, É só uma pedra, e aos visitantes, antes de passarem à outra sala, É uma pedra só, por via destes e outros tolos orgulhos é que se vai disseminando o ludíbrio geral, com suas formas nacionais e particulares, como esta de afirmar nos compêndios e histórias. Deve-se a construção do convento de Mafra ao rei D. João V, por um voto que fez se lhe nascesse um filho, vão aqui seiscentos homens que não fizeram filho nenhum à rainha e eles é que pagam o voto, que se lixam, com perdão da anacrónica voz.
José Saramago, Memorial do Convento
foto: minha, Mafra 2006

6 comentários:

  1. É verdade, quem se lixa é sempre o povinho.

    Lembro-me de ter lido o Memorial do Convento e a vez seguinte que fui a Mafra fui logo à procura da famosa pedra :)

    ResponderEliminar
  2. Todas a gente vai a Mafra à procura da pedra depois de ler o livro! A propósito vale a pena ler o que escreveu esta luminária do bookcrossing, ainda por cima num fórum internacional:

    http://www.bookcrossing.com/forum/6/3675209

    ResponderEliminar
  3. É pródiga em tiradas brilhantes...

    ResponderEliminar
  4. Ansioso por conhecer a biblioteca confesso que não prestei muita atenção à pedra. Mas ao voltar de Mafra pela estrada para Sintra passei por Pêro Pinheiro e não pude deixar de pensar no esforço de transportar a pedra por aquelas curvas e ladeiras.
    Foi uma breve mas proveitosa visita.

    ResponderEliminar
  5. Aqui na foto a pedra é a que está entre as duas estátuas, na varanda onde os reis apreciam para saudar o povo. É do lado exactamente oposto ao sítio de onde se têm uma perspectica para dentro da Basílica, onde os reis assistiam à missa, no mesmo corredor. Não sei se a explicação dá para entender... ;-) Bjs

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)