Páginas

segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Da inutilidade da leitura

A conversa ocorria no lado oculto da mercearia. À entrada eram apenas perceptíveis vozes femininas conversando. O L invertido em que está disposta permite que não se consiga vislumbrar à entrada o que se passa na secção das pastas de dentes e champôs, lá para o lado da arca frigorífica guardando no seu borco um delicioso bacalhau com natas. Gritei bom dia! que se falasse apenas não me ouviriam e não dar os bons dias é ainda crime grave em estabelecimentos análogos felizmente. Pouco me ligaram. Terão correspondido com um bom dia automático embrenhando-se de novo na conversa. A irmã da dona da mercearia responsável pelo bom funcionamento do estabelecimento, guardiã de frutas e legumes, era uma das interlocutoras. É uma mulher jovem com dois rebentos, uma já púbere iniciada nas lides da mercearia e outro ligeiramente mais jovem mas que, no dizer da mãe, quer a escola longe e, segundo a qual, ler não é actividade que o rebento execute com facilidade pa ler e escreber é que tá pior. A mulher tem um feito irascível e uns nervos fracos travados apenas pelo chamar enérgico da matriarca, a quem habitualmente cede e obedece sem aborrecimentos de maior.
Uma ocasião estava a mercearia cheia. A mulher tomou-se de razões com o filho, cujo ar rufia sempre me traz à memória a nova coqueluche do futebol português. A voz ia crescendo à medida que a distância física diminuía da criança. Meia dúzia de perguntas Onde é que bocê foi? Quem é que disse que bocê podia iri? Quem é que deu autorização a bocê pra iri? e zás, trás, pás, dois estaladões na fronha do garoto. Tudo acatou sem lamúria, apenas um franzir de testa e o acentuar da expressão facial já pouco satisfeita no início da contenda que opunha a mãe ao filho. Mais uma vez impunha-se a intervenção da matriarca da mercearia, com o chamar vigoroso da filha como uma chamada de atenção e amiúde um ponto final em conversas ou atitudes menos adequadas ao contexto, afinal a mercearia estava cheia, não havia necessidade de revelar os segredos de uma ida à pesca sem autorização e muito menos o esbofetear da criança em público junto à máquina de cortar fiambre numa zona da mercearia descoberta a todos os olhos. Assim foi.
Naquele dia a conversa continuava mais perto dos meus olhos, mais próxima dos meus ouvidos à medida que fui penetrando a floresta de hortaliças, pão, frutas várias e chocolates Regina. Ah pois dizia uma eh pá. Isso é que não! As mulheres entretanto deslocavam-se atrás da irmã da dona da mercearia, visto ter chegado mais gente para atender e é sabido que conversa é bom mas não enche barriga, portanto, urgia atender a freguesia. E lá vieram aos pois, pois, ah pois é até que uma concluiu eh pá, na saber ler na faz muita falta, mas na saber fazer contas… eh pá, isso é que faz falta!
Diz-se que por aqui andaram árabes e judeus e que terão por aqui largado sementes várias. Não será por acaso que as casas são decoradas com azul e que, tal como os antepassados na Península Ibérica, os saloios tenham grande acuidade comercial e intuição mercantil, além do olhar mais desconfiado que se viu e que fui (re)encontrar curiosamente na Tunísia, concluindo pois de mim para mim Ai é daqui, é daqui que eles vêm… Saber ler na interessa nada, agora na saber fazer contas é que não, senão como dar trocos e demasias, destrocar notas e executar outras operações provenientes do negócio? Tá bem, tá.
Foto: minha

8 comentários:

  1. Essa mercearia é um mundo! Ou é a cronista que tem muito talento.
    Bjo

    ResponderEliminar
  2. A cronista tem muito talento, ai tem tem!

    Excelente , vou ser habituée.

    ResponderEliminar
  3. A mercearia é mesmo um mundo. Obrigada :)
    Acho que este é o terceiro texto da mercearia. Era para iniciar as "Crónicas da Mercearia", assim se chamou o primeiro, mas depois os textos foram ganhando outros títulos.

    ResponderEliminar
  4. LOL!
    Pois eu cá gosto muito de saber fazer contas mas saber ler também dá um jeitaço, ou não teria conhecimento destas pérolas! ;o)
    E continuo a achar que a cronista bem que podia escrever um livro e publicá-lo!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Fantasma e flor... o problema do livro não é escrevê-lo, tenho dois escritos, o problema é que não há quem me publique. Tive uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca com uma colectânea de contos de viagem há dois anos e nada de me publicarem. Acho que só se passasse por aqui alguém que achasse piada às minhas histórias. Bjs e obrigada pelo apoio

    ResponderEliminar
  6. :oS
    Se fosses uma Fátima Lopes eras publicada num instantinho! Grunf!

    ResponderEliminar
  7. Realmente... tanto livro por aí que não vale o papel em que está impresso...

    Pois eu cá já sou fã das crónicas da mercearia!

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)