A tua foto mostra uma das mais ricas representações do folclore brasileiro, o Bumba Meu Boi, com elementos europeus, indígenas e africanos. Existem variações regionais deste folguedo e, em cada uma, é maior ou menor a influência de cada uma dessas culturas. Já a figura do topo é um dos dançarinos do Reisado, outra herança lusa.
Fiquei fascinada por este painel, Aventino. Foi preciso passar lá de taxi para conseguir tirar esta foto. As variações regionais são sempre no Nordeste ou existe também noutras partes do Brasil?
O painel é realmente muito interessante, principalmente a sua mensagem. Lembrou-me imediatamente o brado do cangaceiro Corisco, no filme de Glauber Rocha, 'Deus e o Diabo na Terra do Sol': "Mais fortes são os poderes do povo..." E quanto ao Bumba Meu Boi, ele ocorre também na Amazônia, onde é chamado de Boi Bumbá, no Maranhão e em Santa Catarina, com o nome de Boi de Mamão.
Que sejam boas então!
ResponderEliminarBeijos
Já foram :)
ResponderEliminarA tua foto mostra uma das mais ricas representações do folclore brasileiro, o Bumba Meu Boi, com elementos europeus, indígenas e africanos. Existem variações regionais deste folguedo e, em cada uma, é maior ou menor a influência de cada uma dessas culturas.
ResponderEliminarJá a figura do topo é um dos dançarinos do Reisado, outra herança lusa.
Fiquei fascinada por este painel, Aventino. Foi preciso passar lá de taxi para conseguir tirar esta foto.
ResponderEliminarAs variações regionais são sempre no Nordeste ou existe também noutras partes do Brasil?
O painel é realmente muito interessante, principalmente a sua mensagem. Lembrou-me imediatamente o brado do cangaceiro Corisco, no filme de Glauber Rocha, 'Deus e o Diabo na Terra do Sol': "Mais fortes são os poderes do povo..."
ResponderEliminarE quanto ao Bumba Meu Boi, ele ocorre também na Amazônia, onde é chamado de Boi Bumbá, no Maranhão e em Santa Catarina, com o nome de Boi de Mamão.