Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Feriado à quinta

Feriado à quinta-feira é bom. Estava tudo a suspirar, bufar e maldizendo a vida na quinta-feira ao último tempo da tarde. Sabe deus, alá e jah como é árduo ter aulas até às 18.30: os alunos estão saturados, os professores pelos cabelos, o cansaço do dia acumula-se nos ossos, na alma, no corpo e, quando se tem aulas desde o primeiro tempo da manhã, não se espera que estejamos as mais frescas criaturas. Assim é, nada a fazer. Na sala de professores, o ar estava abafado também da acumulação de odores e humores de um dia inteiro de trabalho e penúltimo da semana. Os humores revelam-se mais perigosos nos dias que correm e, caso o chi não consiga fluir por aquele espaço, temo pela vida futura de alguns de nós.
A conversa estava tranquila até ter chegado uma colega Dois blocos de Português seguidos é muito! Ah pois é. Acrescentei E dois de Inglês? E De Alemão? As colegas de Informática completaram E três de TIC? A recém-chegada colega não se deu por achada Mas eu já cá ando há muito tempo… Pois, fazer o quê? Sim, já cá ando há 32 anos… ah pois, pensei, e ela continuou a dar-lhe E sempre a dar aulas!!!! Aí foi-se-me a paciência e questionei-a Mas o que é querias ter feito? No meu horizonte não vislumbro outra coisa que os professores possam fazer, certamente terá sido o fascínio da sala de aula e de partilha de saberes que nos terá levado a escolher a profissão Ah, respondeu empertigada olha, podia ter feito outra coisa, há pessoas que não deram aulas. Lamento a minha falta de compreensão, mas na verdade professor dá aulas, se quisesse fazer outra coisa tinha abraçado outra carreira. Ela continuou mas há gente que fez outras coisas e não deu aulas… Estava presente uma colega que esteve anos largos no Conselho Executivo e por quem tenho a maior estima. Acrescentou a propósito Olha, como eu… que estive lá em cima sentada sem fazer nenhum e agora tenho mais pontos que toda a gente, concordei, exactamente, estão lá para cima sentadinhos e agora é só pontos e claro que a conclusão desta conversa só podia ser uma larga risada. A outra debandou, a conversa retomou o seu ritmo tranquilo e bem disposto. A paciência começa a faltar-me para gente que se acha mais sacrificada do que os outros, que trabalha mais do que os outros, que se acha mais do que toda a gente e imputa culpas a outrem de coisas de que ninguém tem culpa. Por isso é muito bom ter feriado à quinta.

6 comentários:

  1. Apreciei a tua falta de paciência. :)

    Pois há muito boa gente que se acha mais que os outros, apenas por fazer aquilo que deve!

    Não digo - nem tu! ;) isto é uma concordância, não é uma crítica - que não se deva reconhecer o mérito de quem cumpre aquilo que deve. Mas de os outros serem "menos" que nós a nós sermos mais que os outros - apesar de matematicamente poder parecer uma correspondência imediata ;) - vai ainda alguma diferença.

    [Mas agora vamos ao que interessa: afinal quando é que há feriado à quinta?!]

    ResponderEliminar
  2. Pois é, paciência não é o meu forte e agora no fim do ano lectivo ainda pior.
    O feriado é municipal, é Quinta-feira de Espiga ;-)

    ResponderEliminar
  3. Cristina,
    tens o corpo de deus daqui a uma eternidade ;)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. lol
    É já dia 7 de Junho mas concordo, parece uma eternidade ;-)

    ResponderEliminar
  5. Uma eternidade, é certo. Mas é sempre bons ter objectivos :)

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)