Páginas

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Um mundo inteiro

O Tibúrcio esteve dois computadores ao meu lado com três colegas de permeio. O Tibúrcio estava tiburciando Ah e tal, trabalho aqui e ali e acolá, e lá e coiso e isto e aquilo, sou o maior, e lá dizem, fazem e acontecem. A parceira do Tibúrcio no computador a tudo lhe dizia que sim, não se deixa adivinhar se por cortesia ou convicção. O Tibúrcio continuava ufano, embriagado com a fama que diz ter, ébrio de si mesmo em crescendo à medida que as palavras ecoavam e se elevavam sobre o ruído do teclado. O Tibúrcio, que ficou para trás pela sua própria mão, alardeava a injustiça suprema obrada sobre a sua magnânima, excelsa, excelente, competente, fantástica, estupenda, admirável pessoa e, foi nisto, que de repente se salta com os pontos. Eu, eu é que tinha mais pontos do que todos na escola, mas eu sou injustiçado, vilipendiado, ofendido. Pontos? Mas que pontos Tibúrcio? Não há mais pontos. Pobre Tibúrcio, acorrentado ao passado, embriagado de si mesmo. Enquanto isso há trabalho de sapa para fazer, mas a esse o Tibúrcio vira a cara Que é lá isso? Ah! Eu? Eu, o grande, o bom, o melhor de todos fazer esse trabalheco? Onde já se viu? Como se atrevem? Não sabem que eu sou o Tibúrcio? Fora o trabalho um espectáculo onde todos observassem o Tibúrcio e lá estaria a ele, olhando-se onanista, afagando o ego como quem faz festas a um gato, voraz no amor desmedido que nutre pela sua grandiosa pessoa, vociferando de forma a que todos, todos o ouvissem, todos sem excepção. E, entre mim e o Tibúrcio, não há um, dois, três ou quatro colegas de permeio. Um mundo inteiro é pouco.

10 comentários:

  1. Tu escreves tão bem!

    ... e ainda bem que pões estas palavras todas entre nós (incautos leitores) e o tal do Tibúrcio!

    ResponderEliminar
  2. E há tantos tibúrcios por aí... são como os coelhos: reproduzem-se muito!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O mundo é mesmo pequeno! Sabes que temos amigos em comum? O Jaime e a Cidália cá de Almada que passam aí os fins-de-semana!
    *****
    Elsita

    ResponderEliminar
  4. Obrigda, Sinapse :-)

    São mesmo como os coelhos, Ana :-)


    Amigos, Elsita? Não tenho nenhuma amiga Cidália e Jaime também não.

    ResponderEliminar
  5. O Tibúrcio, escrito assim, ainda fica famoso! E a culpa é tua. ;)

    ResponderEliminar
  6. LOL
    Será que ele vem cá espreitar? ;-)

    ResponderEliminar
  7. Que saudades já tinha das "crónicas tiburcianas"...

    ResponderEliminar
  8. Acredite, James, que já tinha pensado em si por causa do Tibúrcio e no post "Nunca se sabe" aí em baixo estive mesmo para o fazer entrar como personagem no diálogo com as três :-)
    Esta noite sonhei que estava em Budapeste.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que taralhoca que eu sou! Não é jaime, é Jorge. Jorge da Rádio daí e a mulher Cidália, que vivem em Almada!

    ResponderEliminar
  10. Já estou a ver quem são mas daí até serem meus amigos... vi a Cidália umas quatro ou cinco vezes.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)