Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Corre Maggie corre

Look, I guarantee there'll be tough times.
I guarantee that at some point, one or both of us is gonna want to get out of this thing.
But I also guarantee that if I don't ask you to be mine, I'll regret it for the rest of my life,
because I know, in my heart,
you're the only one for me.

Ike Graham in "Runaway Bride"

Os filmes que povoam as nossas vidas nem sempre são obras-primas, clássicos, filmes de culto ou de autor. A minha vida tem alguns desses, poucos, no entanto. É certo que vi o Música no Coração algumas vezes, vê-lo-ia de novo, mas passei o Grease em branco, bem como Dirty Dancing e Footloose. Admito, não obstante, que também me humedeceram os olhos com Ghost – O Espírito do Amor, à data recentemente desamada pela mão impiedosa do destino que apaga as vidas como velas, ou lá como chamam a essa tal coisa do destino.
As almas erráticas dificilmente encontram consolo em filmes recatados de ambientes cosy – palavra difícil de traduzir esta- e preferem a inquietação miudinha que nos vai fazendo cócegas no estômago e nos leva daqui para ali, Ali parece melhor, dali para outro lado, Afinal ali não era tão bom como aparentemente parecia, e mais uma volta e mais um perfume, um sabor, algo mais, sempre. E depois os compromissos, um ror de gente a fixar-nos, a medir-nos de alto baixo e a dúvida que se instala Será? Será desta? É desta, sim! E passo a passo se vai até se descobrir, Não, ainda não é desta. Desculpem o incómodo. Os cabelos ao vento, os saiotes esvoaçantes. Noutra altura, noutro lugar. E de novo um outro rosto, passado algum tempo, uma outra vida e o pensamento Agora sim! E outra vez a igreja, os convidados, os vestidos alvos e fluidos, etéreos como os sentimentos, leves como as sensações. Não, ainda não.
Assim se repetiria indefinidamente, caso a química não fizesse das suas – como gosto de usar a química nesta ocasiões- e Ike e Maggie não se perdessem de amores um pelo outro. Ela entrega-lhe os ténis, depois de ter decidido que preferia ovos Benedict, casam-se longe dos olhares impúdicos e são felizes para sempre, julga-se. Secretamente ainda espero a sequela, quem sabe afinal se foram felizes para sempre.

imagem daqui

Fui desencantar este post para responder à Ana Vidal que me desafiou para nomear os meus filmes preferidos, cinco apenas. Os outros deambulam entre Mar Adentro, O Enigma da Casa de Música, Música no Coração, Fala com ela, Adeus, Lenin! e decididamente Buena Vista Social Club. Cinco é tão pouco, tão pouco que já ia em sete.

6 comentários:

  1. Não me perguntem porquê ... ficou-me este gosto desde o Pretty Woman ... fiquei a gostar da Julia Roberts para sempre ... gosto do sorriso dela, da presença dela na tela e na sua relação com a câmara ... pelo que, apesar de não serem obras-primas, clássicos, de culto, eu gosto sempre dos filmes em que entra a Julia Roberts!

    ResponderEliminar
  2. Também gosto do sorriso e partilho esse gosto que não se sabe muito bem porquê ou exactamente de onde vem.

    ResponderEliminar
  3. Olha, olha... e não é que ela respondeu finalmente ao desafio dos filmes? Tens razão, Leonor: 5 é pouco, 7 é pouco, mesmo 15 seria muito pouco.

    Concordo com vocês: a Julia Roberts pode não ser a melhor actriz de todos os tempos, mas tem um "je ne sais quoi" que nos prende aos filmes em que entra. Que nem sequer são, normalmente, grandes filmes. Mas passam a sê-lo, por causa dela.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. A frase é linda, e também eu sou fã da Julia, muito mesmo.
    Mas... como pudeste passar ao lado do Dirty Dancing?! Ai o que eu sabia aquilo de cor e me encantavam as danças... E o Patrick Sawyze :op

    ResponderEliminar
  5. Pode tardar, mas não falha, Ana.
    A Julinha, cá em casa é a Julinha, há por aí um certo metaleiro que também é fã, é única de facto :-)

    Pois não sei, fantasminha, acho que não era muito a minha onda... E por falar em onda, a idade fica muito bem ao Zé Pedro do Xutos, não achas?

    ResponderEliminar
  6. A Fantasminha eu não sei... mas eu acho sim ;)

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)