Páginas

terça-feira, 10 de junho de 2008

A comuna

Fiquei a saber pelos órgãos de comunicação social que sou de esquerda e isto porque ao estar indignada com as afirmações de Cavaco Silva por ter proferido que hoje, 10 de Junho se comemora o Dia da Raça, fui imediatamente catalogada e identificada com a esquerda. Ao que parece estar incomodada com a afirmação grave de um chefe de Estado catapulta-me para uma orientação política: a esquerda exige explicações. Naturalmente qualquer cidadão informado e democrático, de esquerda, direita ou centro, consciente das implicações de fazer parte de uma Europa que se quer multicultural, tolerante e respeitadora das diferenças devia sentir-se incomodado por ter um presidente que recua ao tempo da ditadura e, pior que isso, usa um conceito carregado de preconceito e racismo. Os nacionalistas agradecem. Se acontecesse na Alemanha choveriam as acusações de nazismo. Aqui são gaffes, afinal o presidente é um homem simples de Boliqueime, coitado, foi sem querer. O mais preocupante é que para Cavaco Silva o Dia de Portugal é o Dia da Raça, se assim não fosse a expressão teria sido varrida com um tempo de maior tolerância e aceitação da diferença, democrático, portanto, e jamais seria utilizada em pleno século XXI. Mas isto sou eu que sou de esquerda. Com muito gosto, obviamente.


também no GR

12 comentários:

  1. Tenho andado furibunda, Martha.

    ResponderEliminar
  2. foi bonito, muito bonito.... o "deslize" do sr! És uma comuna e eu ao que parece também!!!!

    ResponderEliminar
  3. Foi lindo! E a tentativa de branqueamento um nojo. Asco, asco puro, é o que sinto desde ontem :S

    ResponderEliminar
  4. Ainda por cima essa história das raças está complemente ultrapassada desde a descoberta do genoma humano. Só há uma raça: a humana. As diferenças de pele são étnicas e têm que ver com questões climáticas, sobretudo. Falar de raças, hoje em dia, é ignorância pura. Ou seja, temos um presidente ignorante. Como se já não bastasse...
    Bolas.

    ResponderEliminar
  5. Olha, também devo ser de esquerda...
    Então e agora nós não podemos voltar a implementar a picadinha atrás da orelha, não? Ah, e criancinhas ao pequeno almoço, quantas é que já comeste hoje, Leonor?

    ResponderEliminar
  6. Hoje ainda nenhuma, a criançada da vizinhança está recolhida ;-)

    ResponderEliminar
  7. Santa ignorância...

    "Dia da Raça"... E então?

    Antes de criticarem o sr. Cavaco (por quem não nutro qualquer simpatia ou admiração), pelo uso da expressão que classificam como "racista", "xenófoba", "preconceituosa", sei lá o que mais,deveriam tentar entender o seu verdadeiro significado!

    O 10 de Junho é o Dia da Raça, ou seja, o Dia consagrado ao Génio Português, ao Povo de Portugal, à Nação Portuguesa!
    Nada há de racismo (!!!) nessa expressão, senhores!!!

    Com a minha quarta classe dos tempos da ditadura, parece-me ter entendido fácilmente o que a vós, mentes luminosas e esclarecidas, passou por completo...

    Saudações!

    ResponderEliminar
  8. Nós, as mentes esclarecidas, já percebemos onde o Cavaco Silva foi buscar a expressão naturalmente. O que nós, mentes esclarecidas, já entendemos, lamento se a informação não passou por aí, até porque há coisas que a quarta classe do Estado Novo ainda não sabia nem ensinava, é que o próprio conceito de raça já foi abolido pela ciência e que a expressão está carregada de uma sentimento de superioridade da 'raça' ou o que é que se comemorava no tempo do Salazar? Que 'raça' era essa?
    Muitos dos que andam para aí a defender essa expressão nem tinham lugar numa sociedade onde a 'raça' é valorizada.
    O 10 de Junho ERA o Dia da Raça, agora é o Dia de Portugal.

    ResponderEliminar
  9. O que, quer-me parecer, "raça", no sentido que lhe atribuímos, não combina com Portugal, já que este é um conjunto de vários povos, várias etnias. Tanto agora como desde sempre. Portanto, é o Dia de Portugal, sim senhor, amálgama de várias "raças", etnias, povos, gentes. E não só de uma - que essa, assim, não existe; nunca vi.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)