Páginas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Dúvidas existenciais

Quarta-feira, trinta e um de Dezembro. Último dia do ano da graça de dois mil e oito. Algures pela tarde, depois de encaminhados os afazeres domésticos, sou parada entre os sonhos e a mousse de maracujá pelo pensamento que tinha deixado a macerar de véspera Tenho de escrever um post, tenho de deixar uma palavra, desejos de bom ano. Abeiro-me do computador, frenética, provavelmente ainda de avental. A escrita não exige farda ou indumentária, uma alma Gémeos vem equipada de origem para se fazer à vida assim os desafios, e confirmo as palavras, como se mentalmente fizesse a chamada, percorro os locais que me embalaram, garimpo mais um vez os vocábulos e eis-me parada perante a fotografia. Candelabro. Candelabro ou castiçal? Solicito ajuda Aquilo, aquilo que vimos em Copenhaga, é um candelabro? A resposta célere Candelabro? Candelabro é do tecto. Ora se candelabro é do tecto, só pode ser castiçal. Não me soa bem. Como a uma criança a quem puseram o nome errado, Bernardo em vez de João, Matilde em vez de Luísa, algo me soa mal, a dissonância evidente entre o objecto e a denominação. Os sonhos chamam-me da cozinha, urge o tempo e castiçal ficou. Postado o texto, aqui ficou a pairar até ter surgido o primeiro comentário de quem muito estimo, os votos que sei sinceros, mas, raio de mas, a frase final sem margem para dúvidas: E é de facto um bonito candelabro. E pronto, o que é isto comparado com a crise mundial, com a hecatombe anunciada, o armageddon iminente? Nada, naturalmente, mas a dúvida permanece: candelabro ou castiçal?

5 comentários:

  1. Primeiros a comentar outra vez :D

    Foi impensado, mas como vem do latim 'candelabrum', ‘suporte para velas’, tanto faz que esteja no tecto ou não, methinks. O Houaiss concorda; o da Academia não menciona sequer os tectos e dá dois exemplos literários, um dos quais narrando o dramático tombo de um candelabro que estava ‘em cima da mesa’.

    Aos candeeiros de tecto, sempre lhes chamei... bom... ‘candeeiros’, e por 'castiçal' tendo a entender os de menores dimensões, no limite aqueles de pé com uma fiada de velas. Mas isso sou eu que sou um ignorante, não te fies.

    ResponderEliminar
  2. Caramba, homem (sim, onde já vão os 25 :D), até parece que o meu pai encarnou em ti... Youthinks very well. Em ti, fio-me sempre ;-)

    ResponderEliminar
  3. Acho que JB tem razão. Ao que julgo saber, a diferença entre castiçal e candelabro é o facto de o primeiro ser um suporte para uma vela e o segundo para mais do que uma, podendo chamar-se castiçal a um braço de um candelabro (quando têm braços, que não é o caso do teu efectivamente bonito candelabro!).

    Aproveito o facto de pela primeira vez ter conseguido deixar um comentário para te desejar um ano 2009 em grande!

    ResponderEliminar
  4. Castiçal, Leonor. Só porque soa melhor e... candelabros fazem-me lembrar castelos sombrios com bruxas. Castiçal... castiçal é mais bonito e tem a ver com o texto. :D

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Vera, bem-vinda :)

    Nunca mais publico nada sem primeiro verificar, Mike, mas obrigada :-)

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)