Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pertences-me

Não sou possessiva, não sou ciumenta, não sou invejosa, mas os livros, ai meu Deus, os livros. Sobe-me uma vontade incontrolável de os possuir, de os ter para mim, só para mim, de os ver enquanto não os acabar, e de os manter por perto enquanto o mundo corre lampeiro lá fora. É que não são só as letras, é o livro em si. A espaços, e quando me é permitido o embalo no regaço do lar, deito-lhes um olhar quase como se de um animal de estimação se tratasse e só não os chamo e afago como às minhas bichanas Linda. Quem é a gatinha da dona, quem é? porque causaria perturbações incalculáveis na harmonia caseira Estás a falar com os livros? E mais tarde com a voz meio tímida perante a escabrosa revelação e a preocupação evidente A sua filha tem um problema. Fala com os livros. Apanhei-a a falar com o Livro de Crónicas do Lobo Antunes e já há um tempo dei com ela a afagar A Sombra do Vento. Já tinha desconfiado quando a ouvi aos elogios à Mulher que escreveu a Bíblia, logo depois de ter atirado um piropo ao Budapeste do Chico Buarque. Por conseguinte e a bem da sanidade mental alheia mantenho-me muda e queda e apenas os sinto por perto. Agora, por exemplo, estou em estado de enamoramento total com o Leite Derramado de Chico Buarque. São as páginas, o formato do livro, um pouco diferente das edições portuguesas e as letras que me convidam e que vou saboreando lentamente como aquele acepipe opíparo que não queremos que acabe nunca.


Com um agradecimento muito especial ao Aventino que me permitiu mais este devaneio e me fez chegar o livro directamente do Brasil.

fotografia minha

16 comentários:

  1. ufa não sou só eu a ter essa relação com os livros... meu deus, eu ás vezes penso onde isto me vai levar? Esta obsessão de ler e possuir os livros. Gosto de entrar em minha sala, olhar as estantes, pegar este ou aquele livro que me marcou.... enfim é a minha paixão. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. :)

    Eu até dou por mim deitada no sofá a apreciar as minhas estantes e a falar com cada um dos meus livros, a recordar os momentos em que ele era que me possuia.

    Jinhos grandes.

    ResponderEliminar
  3. Ai como me identifiquei com este texto... afinal não sou a única "maluquinha". E tão bem dito e escrito (não que isso seja novidade :o))
    Tal como a patxi, às vezes também fico a olhar para as estantes, a admirá-los.
    Agora tenho é 2 "quem são as gatinhas lindas da dona" que se os apanham toca de fincar os dentes e roer, como ainda ontem descobri a um que, pensava eu, estava escondido debaixo duma manta... lá se foi o canto, e tem vários buraquinhos que nem alfinete. Suspiro...
    (e eu sou possessiva e ciumenta, ooops)

    ResponderEliminar
  4. Belíssimo post!

    ... esse (livro) veio directamente do Brasil?

    Já acabaste?

    Eu li-o de uma assentada só em 2 ou 3 horas no voo Rio-NY! sôfrega!

    ResponderEliminar
  5. Bela, somos muitos afinal. Volte sempre

    Que pancas as nossas, Patxocas :-)

    Ah pois é, minha querida fantasminha, as gatinhas das donas fazem muitas tropelias. Um dos gatos que tive roeu-me a ponta da capa do Dicionário de Sinónimos e uma das actuais 'gatinhas dos donos' - desconfio da Guidinha - agarrou-se a uma casaco do Hélder da Levís e abriu-lhe um buraco, podia ter escolhido um da Zara, mas não. A malta cá em casa é selectiva :D

    Obrigada, Sinapse. Veio direitinho do Brasil. O Aventino, que é um anjo, disponibilizou-se para mo fazer chegar. Não tenho tido muito tempo para ler, infelizmente, portanto ainda via demorar.

    ResponderEliminar
  6. Que bom que já tem o livro Leonor! E que declaração amorosa tão bonita! Como eu entendo essa relação tão física com os livros.
    Boa Leonor.
    beijinho

    :))

    ResponderEliminar
  7. Estou a ler um livro agora "The thriteenth Tale" da Diane Setterfield onde uma das passagens que mais me marcou foi:

    People disappear when they die. Their voice, their laughter, the warmth of their breath. Their flesh. Eventually their bones. All living memory of them ceases. This is both dreadful and natural. Yet for some there is an exception to this annihilation. For in the books they write they continue to exist. We can rediscover them. Their humuor, their tone of voice, their moods. Trough the written word they can anger you or make you happy. They can comfort you. They can perplex you. They can alter you. All this, even though they are dead. Like flies in amber, like corpses frozen in ice, that which according to the laws of nature should pass away is, by the miracle of ink on paper, preserved. It is a kind of magic.

    Não é preciso dizer mais nada pois não? Desculpa o atrevimento.

    ResponderEliminar
  8. Leonor, eu ia escrever que não queria ser um livro seu (risos), mas faço uma correcção: não queria ser um livro vosso, senhoras (mais risos). E vou dizer só mais uma coisinha: que post do catano, Leonor. :)
    (Mil desculpas pela linguagem desbraga, caraças). ;)

    ResponderEliminar
  9. LOL, realmente, que selectiva. Mas entende-se, gato/a que se preze não vai desperdiçar as suas capacidades destrutivas em algo menos merecedor... ;o)

    E eu também já li o Thirteen Tale e gostei muuto :)

    Mike, desculpe lá, mas isso soa a dor de cotovelo. Ai não que não queria ser um livro nosso!! ;o)

    ResponderEliminar
  10. Maria do Sol, se o Aventino não se tivesse oferecido, recorria a si, que foi uma querida, uma vez que não me conhece de lado nenhum e se disponibilizou. Orbigada na mesma.

    Excelente, Bela! Contributos assim são sempre muito bem recebidos, abusa à vontade.

    Não queira, Mike, não queira, nem imagina como nós somos com os livros... Obrigada, caraças ;-)

    ResponderEliminar
  11. Ora bem, mas na altura o casaquinho para cima de um dinheirão doeu :-)
    Mas olha eu acho que o Mike só queria ser um livro nosso por um tempo. Cansava-se de ser tão bem tratado ;-)

    ResponderEliminar
  12. Ah pois imagino que tenha doído, sim!
    Se calhar. Não aguentava tanto mimo :o)

    ResponderEliminar
  13. Tanta afagadela, tanto carinho... uma chatice ;-)

    ResponderEliminar
  14. Mimo é coisa que aguento, Fantasma. Pensando bem, acho que até gosto. Agora quando leio txto da Leonor em que diz "sou possessiva, sou ciumenta, sou invejosa..." (muitos risos)
    Ah, falta a partícula negativa? pois... (mais risos)

    ResponderEliminar
  15. Não, Mike, não falta nada ;-)

    ResponderEliminar
  16. Finalmente :-) !!!
    E que tal, já leu?

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)