Páginas

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Chiado, Tejo e tudo (1)

O céu plúmbeo sobre a cidade momentaneamente iluminado por umas réstias de sol deixa-se vislumbrar da parte de trás do eléctrico. Um homem jovem pelos trinta anos espreita pela janela confirmando a dissipação da intempérie inesperada em pleno Verão. Posa para a fotografia dentro do eléctrico quase vazio enquanto a companheira de viagem tira fotografias de ângulos diversos. Logo após é a vez dela. O homem revira os olhos num sinal de óbvio enfado. A mulher não se deixa intimidar. Vai pedindo fotografias várias, ora dentro do eléctrico ora fora, indiferente à pouca vontade masculina e mantendo em mente o seu objectivo: deixar-se fotografar dentro de um dos ícones da cidade de Lisboa e que a elevará a um ponto de onde a cidade se oferece sem pudores ao olhar curioso e perscrutador de turistas e viajantes.
Regressam ao interior do eléctrico. Pergunto-lhes se querem uma fotografia a dois, quando se viaja a pares falta sempre um terceiro que imortalize o momento. Acedem, aparentemente felizes. Ela salta para perto dele e coloca-se por trás. Um sorriso. Uma pose. Já está. Pergunto-lhes Where are you from? A mulher sorri e responde-me I’m from Ireland, he’s from Serbia para concluir com algum pudor We are a mixture. Respondo-lhe que também nós somos uma mistura, facto inegável de séculos de miscigenação. O elevador começa a marcha rua acima. Para trás a Praça dos Restauradores e, fazendo jus ao nome do próprio, inicia-se a Glória de uma subida reveladora a cada momento, uma urbe sobre sete colinas afinal tão convenientes a uma observação perfeita de vários pontos da cidade.
(continua)

8 comentários:

  1. Hum... estarei atento a este eléctrico... ;)

    ResponderEliminar
  2. O trajeto do elétrico nº 28, da Graça ao Jardim da Estrela, lembra-me o bondinho de Santa Teresa, no Rio. Tua crônica trouxe-me boas recordações de "flaneur" na Baixa-Chiado.
    Aguardando ansioso a continuação.

    ResponderEliminar
  3. Leonor, tal como o Mike, vou estar muito atenta a este eléctrico, a ver se consigo identificar, ponto a ponto, as curvas dessa Lisboa que eu também amo. ;-D

    ResponderEliminar
  4. Leonor, já tenho lugar marcado nesta viagem.

    ;)))

    ResponderEliminar
  5. Este texto pretende ser uma reportagem de viagem. Foi feito para um curso de Escrita de Viagens em Junho último. São cerca de dez mil caracteres, portanto ainda vai faltar.
    Beijinhos e obrigada a todos :-)

    ResponderEliminar
  6. Pronto! Ora bolas! A Leonor tinha que estragar tudo com a técnica da escrita do curso de não sei quantos e dez mil não sei que mais... o texto está giro e pronto. (risada)

    ResponderEliminar
  7. Ainda chego a tempo de apanhar o eléctrico. Que bom...
    :))

    ResponderEliminar
  8. Ora, Mike, mas é a verdade. Se não fosse para esse fim tê-lo-ia escrito de forma diferente :)

    Maria do Sol, aqui chega sempre a tempo :)

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)