Páginas

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Acontece

Acontece que eu sou mulher comichosa e na minha condição de comichosa não só gosto com exijo saber o que me fazem ao corpo quando o entrego às mãos dos médicos, essa classe profissional a quem devem ter retirado o relógio assim que se estrearam na profissão. Podem mexer e remexer, dentro dos limites, é certo, conquanto me expliquem em que consistem as suas incursões.
Acontece que a minha mãe é rapariga menos comichosa do que a filha. Nesta sua condição está-se literalmente nas tintas para o que lhe fazem ou deixem de fazer os médicos desde que a tratem bem e rápido. Não quer saber e dispensa descrições pormenorizadas de procedimentos cirúrgicos.
Acontece que a primeira vez que ela foi ao oftalmologista ele fez um relato pormenorizado, consubstanciado e minucioso de todos os procedimentos que intentará um dia destes. Injecções para aqui, injecções para ali, dormências e imobilizações.
Acontece que há médicos que parecem ser feitos da mesma cepa, que terão lido na mesmíssima cartilha e que afinarão pelo diapasão comum. Foi por isso que na segunda visita ao médico, outro por sinal, se seguiu a repetição exaustiva da primeira descrição já de si pormenorizada. Injecção para ali, injecção para aqui, um pequeno hematoma provavelmente, caso apanhe um vaso, uma picadela aqui, ali e acolá.
Acontece, senhores doutores, que a minha mãe não quer saber. Quer ser tratada de forma profissional e competente, a ritmo acelerado e vir para casa quanto antes. Entendem? Podem, se faz favor, parar com as injecções, picadelas e hematomas? E já agora, arranjem um relógio, que o povo tem mais que fazer do que ficar horas a fio à espera que se dignem a chegar. Grata pela atenção.

5 comentários:

  1. Leonor, a sua mãe pode dizer ao médico que prefere não saber os detalhes.
    Quanto ao relógio, como nunca se sabe bem quanto tempo vai durar uma consulta ou uma cirurgia, só serve para enervar :-)

    ResponderEliminar
  2. Pis, Gi, mas é que nem lhe dão tempo e por uma questão de educação ela não os interrompeu. Quanto ao relógio, Gi, tem razão por esse ponto de vista, mas às vezes, e no caso de alguns médicos, parece que os pacientes não fazem nada na vida e podem dispor de horas infindáveis para serem consultados.
    Obrigada pela visita :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também sou comichosa, faço mil perguntas,...porque isto, porque aquilo, este exame é para que??.....:))))

    ResponderEliminar
  4. No que diz respeito a picadelas, acho que também dispenso saber ;o)

    ResponderEliminar
  5. Claro que haverá coisas que talvez me levassem a fazer perguntas, mas como é a primeira vez que me vejo nesta situação, penso que seria suficiente explicar na hora :) Ai a minha vida!...

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)