Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Berlim (16)


Portas de Brandenburgo

6 comentários:

  1. Só recentemente descobri que, após a reunificação, a direção da biga foi mudada. Agora ela está voltada para o oeste, sua posição original.

    ResponderEliminar
  2. Mas olhe que não tenho tanta certeza, Aventino. A primeira vez que fui a Berlim dsseram-me que os alemães de Leste tinham virado a Quadriga para o lado de lá, tal como ela está agora. Desta vez disseram-me que era mito. Li há pouco que a única coisa que foi mudada foi a cruz de ferro e a águia. A reconstrução foi feita em conjunto pela Alemanha Ocidental e pela RDA, uma vez que a Quadriga ficou praticamente destruída durante a II Guerra Mundial e os alemães de Leste impuseram essa condição. É mais um monumento envolto em polémica. Nada em Berlim é pacífico

    ResponderEliminar
  3. Para me esclarecer: tua foto foi tirada a partir da Pariser Platz (Unter den Linden) ou a partir do parque (Tiergarten)?
    Nas inúmeras reportagens sobre os 20 anos da queda do muro eu vi imagens da década de 1960 com a biga voltada para o leste. Por exemplo, nesta:
    http://www.corbisimages.com/Enlargement/Enlargement.aspx?id=NA013490&ext=1

    ResponderEliminar
  4. A fotografia foi tirada a partir do parque, Aventino. Vou já ver a foto

    ResponderEliminar
  5. Não consigo ver a foto mas já fui ver os postais logo de 1961 dos dias depois da cosntrução do muro e já estava assim.

    ResponderEliminar
  6. Já me convenci do mito. Acabo de ver uma pintura de 1810, "Napoleon in Berlin", e a quadriga está apontando para o leste, sem a cruz prussiana.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)