Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

Intenso e apaixonado


Além da Mariana que me incluiu neste grupo, houve algo que me fez aderir de coração aberto. Lê-se assim nas regras do grupo “As receitas podem sofrer todas as alterações que o cozinheiro quiser. E encoraja-se a partilha dos casos de sucesso e de fracasso.” Cozinhar para mim é quase sempre transgredir, experimentar, e dar um cunho pessoal. Não que tenha em mim o heroísmo presunçoso de que eu vou além dos demais e erguer-me acima deles. Nada disso. Odeio, de resto, gente que profere que vai fazer a diferença seja em que área da vida for. Na minha, por exemplo, quando alguém se autoproclama agente de mudança é razão suficiente para que eu fique de pé atrás, soube-se-me a desconfiança que herdei de há tanto viver na região saloia e algo me retrai. A diferença faz-se, não se anuncia, é um caminho que se trilha e para mim os caminhos servem sempre propósitos de serviço ao próximo não de autopromoção. E isto tudo para dizer que não gosto de mudar para ser diferente, gosto de mudar porque gosto de alguma mudança, na vida também, e nas receitas a mudança é inevitável. Convenço-me que agriolhado a este corpo de mulher madura vive uma adolescente com a mania de contrariar e de transgredir. Na cozinha nota-se muito. Eu noto e eu sei.
A ideia era fazer este bolo de chocolate com ameixas e Armagnac. Armagnac não tinha e ameixas não são muito apreciadas por todos, portanto depois de dar voltas à cabeça e de o bolo ter assumido várias possibilidades como substituir as ameixas por tâmaras aos pedacinhos que era o que tinha cá em casa e em vez do Armagnac usar outra coisa ou pôr nozes e whisky, decidi-me por sabores que gosto muito de combinar: chocolate e laranja.
Levei-o há pouco para um almoço de família e esperei o veredicto. Ficou intenso e apaixonado, exactamente como gosto. Aconselhável a espíritos aventureiros e almas ousadas. O chocolate casa na perfeição com a laranja, a intuição não me falhou. Muito bom e recomenda-se, disseram-me, enquanto o bolo ia diminuído no prato entre risadas e conversa animada. A minha mesa é a minha comunhão. Às vezes acho que se me faltar a voz para declarar amores terei sempre a cozinha. Cada um fala como sabe e nem sempre me ocorrem e acorrem as palavras. Venha a próxima receita.


Bolo de chocolate com whisky e laranja

100g de chocolate culinário +100g de chocolate negro com laranja
150g de açúcar
100g de farinha
120g de manteiga
60ml de whisky
4 ovos

Deixei derreter os chocolates com a manteiga, enquanto fui metendo discretamente o nariz para sentir o aroma da laranja. Seria demasiado forte? Bati as gemas com o açúcar até ficar um creme branco e fofo. Depois há que envolver os chocolates na mistura de ovos e açúcar, com calma e sem pressas. A seguir a farinha e logo após o whisky. Bati então as claras em castelo e envolvi cuidadosamente na massa anterior com uma espátula de slicone. Levar ao forno pré-aquecido a 190º durante vinte e seis minutos.  Para a cobertura derreti 100 gr de chocolate com três colheres de sopa de açúcar e um pedacito de manteiga. Juntei depois meio pacote de natas light e derrubei com enlevo sobre o bolo. Tão fácil a vida numa manhã soalheira de Janeiro.

11 comentários:

  1. Eu posso comprovar que ficou uma perfeita delícia. A prova é que o bolo foi quase todo... Não deixem de experimentar, vão gostar com certeza. Mais uma vez ficou provado que tens óptimos dotes para a cozinha. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Obrigada :D
    O melhor que tenho a fazer é dedicar-me à cozinha.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Tem mesmo muito bom ar, até me cresceu água na boca :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Custou-me mais fotografá-lo do que fazê-lo. É intenso, só para quem gosta de sabores fortes :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Mnham, Manham.

    A minha mão não tende para o lado dos bolos, sou mais de outras alquimias, coisas de carnes e de peixes e de arroz e de forno.
    Aliás, é um assunto interessante: quem é do lado da sobremesa ou quem é do lado dos outros pratos. Estou em crer que são naturezas diferentes, mas tenho de aprofundar a análise.

    By the way, fraülein, já viste que estás em destaque no sapo com o "Querer e Poder"?Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu também sou dessas coisas. Se me tivesse de definir em termos de cozinha não conseguia, Ivone. Aprofunda a tua teoria para ver que bicho sou eu afinal.

    Já vi :) Não sei que lhes deu.

    ResponderEliminar
  7. Sempre adorei casca de laranja coberta de chocolate, uma coisa que muito fazem aqui na minha terra sadina (de adopção). Por isso vou experimentar esta receita sim sim. Eu gosto de cozinhar tudo, ainda ontem ao jantar foi uma moamba!
    Por isso também não sei em que categoria fico...
    ~CC~

    ResponderEliminar
  8. Não consegui participar no primeiro desafio, mas espero não falhar segundo round.
    Uma coisa é certa: fiquei com desejo de bolo de chocolate! :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Fica mesmo bom, CCF. Quando o fizer de novo vou pôr-lhe mais whisky. O sabor acaba por se perder na laranja. Ainda hei-de experimentar com chocolate com menta ou com chocolate com framboesas e framboesas aos pedaços lá pelo meio.
    Depois diga como correu :)

    Olá Susana :)

    Também já cheguei atrasada para este mas mesmo assim postei.
    Para o próximo desafio já estou a pensar em fazer umas alterações para variar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto.
    Vou tentar fazer... um dia destes. ;)

    ResponderEliminar
  11. Faz, faz que fica muito bom :)
    Se deixares menos no forno fica mais molhadinho.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)