Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Superlativos

Sempre me encanitou esta obsessão dos portugueses por bater records. Pais-natais, cachecóis, feijoadas, bolos-rei, paellas, narizes, sardinhadas, a lista é imensa e acredito que infindável. Portugal pode até candidatar-se para os mais peculiares ministros da Economia do mundo. O Pinho e o Álvaro são duas figuras impagáveis e não estivessem à frente do país, um tivesse estado, e ririamos desalmadamente caso fossem figuras dos Monty Python ou do Little Britain. No país do pastel de nata, supeita-se mais um recorde. Diz-se que este governo já fez mais nomeações do que o governo de Sócrates que, como se sabe, megalomania era 'cena que lhe assistia' e muito. E já que apelam tanto à contenção, austeridade, subtraem subsidios e feriados que o povo quer-se temente e disciplinado, não seria do mais elementar bom-senso ser mais contido também neste campo? Um bocadito de vergonha ou pejo? Respeito pelos portugueses? Ou fazem mesmo questão de inscrever o vosso nome do livro dos records? Grata pela atenção.


Actualização: contraditório do Governo a ler aqui.
Também no Delito de Opinião.

11 comentários:

  1. lê o post do Alexandre Borges no 31 ou no Sinusite. essa notícia é uma falácia. é o que se chama manipular o leitor só com o título.
    Bjo

    ResponderEliminar
  2. Olha aqui o link: http://31daarmada.blogs.sapo.pt/5440376.html

    ResponderEliminar
  3. Já lá pus o contraditório do Governo mas não estou convencida. Nada mesmo.

    ResponderEliminar
  4. :) mas o que o Alexandre Borges diz, baseado na notícia propriamente dita, é que é o título que é falacioso. Pq no desenvolvimento da notícia vem em quanto tempo um e outro fizeram as nomeações.

    quanto a não convencer, nenhum me convence, nenhum político. Mas também não vamos forçar a amizade, né não? ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu fui ler melhor a noticia e também me parece falaciosa. Não se pode confiar em ninguém, muito menos nos jornais :)

    ResponderEliminar
  6. Leonor,
    foi muito correcta em colocar o contraditório.
    Mas a incompetência aliada ao descaramento será difícil de contraditar.
    Precisamente como o Álvaro. No dia seguinte podem tentar traduzir para português as suas declarações que não será por isso que lhe darão maior sentido.
    Lá diz o povo: as desculpas não se pedem, evitam-se.
    Cumps.

    ResponderEliminar
  7. De qualquer forma, os subsidios não vão cair na nossa conta e isso é tremendamente injusto. Não sei porque é que sou "eu" que tenho que pagar a crise.

    Noutro registo,Leonor, abaixo os records! Então de tudo o que é gastronómico, nem se fala!:) Chouriços, pizzas e paellas? Mas este pessoal não tem que fazer? lol

    ResponderEliminar
  8. pois... comparações do incomparável e estatísticas cosntruídas à medida para gerar os resultados que se pretendem apresentar têm vindo cada vez mais a ser as "grandes notícias" de um cada vez mais pseudo-jornalismo (onde é que estes "jornalistas" e "especialistas" são "formados"???)
    [desculpa o desabafo]

    ResponderEliminar
  9. Ah... pois! E quanto ao Pinho e ao Álvaro... que figuras!!

    ResponderEliminar
  10. Tinha mesmo de publicar o contraditório mesmo que eles não me inspirem confiança. Faz parte, era desonesto da minha parte se não fizesse.

    A notícia é má, de facto, culpa minha, li o DN mas não o Público.

    Quanto ao resto, a ver vamos :)

    ResponderEliminar
  11. Também nunca entendi esta mania dos records, Fátima, parece-me uma coisa mesmo infantil. Ocupem o tempo de forma mais útli, concordo.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)