Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Zeca e eu

A primeira vez que terei ouvido o Zeca Afonso foi logo após o 25 de Abril. Até aqui nada de novo, a maior parte de nós terá ouvido o Zeca mais ou menos por essa altura e pelas alturas seguintes. Revolução é Zeca, Zeca é a revolução e aqueles eram tempos de revolução. Eu também gostava do Zeca nessa altura, não havia como não gostar do Zeca e nem sequer era opção nesses tempos tão coloridos e exuberantes não gostar do Zeca. Mas eis senão quando o Zeca veio a Mafra. Tal como não era opção não gostar do Zeca, não era opção não ir ver o Zeca. Nessa noite fria e de nevoeiro, nessa altura estava sempre frio e nevoeiro por aqui,e mesmo que não me lembre, sei que estava, só podia estar, e depois de ver o Zeca, e quando o Zeca debandava Jardim do Cerco fora terei ido pedir um autógrafo ao Zeca. Tímida mas encorajada pela minha mãe, lá fui da pequenez dos meus nove ou dez anos pedir um autógrafo ao grande revolucionário, protector do proletariado e de outros infelizes. Acontece que o Zeca podia ser protector do proletariado e de outros desvalidos, mas crianças não devia ser bem o que ele mais gostava e crianças a pedir autógrafos seriam talvez a última das coisas amadas para o grande símbolo do reviralho e de todas as coisas contestatárias. O Zeca, amado e venerado em casa dos meus pais, mandou-me ir dar uma volta e ignorou-me por completo.  Caía do pedestal ali mesmo à minha frente. Nunca mais pude aturar o Zeca. Hoje também não.

7 comentários:

  1. Passou-me ao lado. Só o ouvi nos 80s e não sabia bem o que representava. Hoje que sei, não faz o meu estilo mas Grândola Vila Morena causa-me uma certa admiração.

    ResponderEliminar
  2. Esse é o problema para mim. Reconheço-lhe o valor e a importância inegável, vivi aqueles tempos com uma rara intensidade por influência dos meus pais mas fiquei para sempre com esta imagem dele de costas a andar e a 'sacudir-me'

    ResponderEliminar
  3. Ninguém é perfeito.
    Essa até a mim me doeu.

    bfs

    ResponderEliminar
  4. E a mim. Fiquei tão desiludida, na altura só não chorei por vergonha.

    Bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  5. Tinha mau feito, depois de doente, ficou pior. Contudo, um coração grande em muitos aspectos. Genial do ponto de vista musical, perdoe-lhe essa falha, talvez não gostasse de vedetismos.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  6. Também me desiludiu muito essa atitude completamente inacreditável pelo que conhecia dele. Gosto imenso dele mas também me é dificil esquecer esse momento.Jinhos :)

    ResponderEliminar
  7. Isto foi muito antes da doença, CC, mas é claro que devemos ver sempre além do nosso umbigo e nesse sentido nunca pus em causa o talento e a enorme importância também no panorama musical.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)