Páginas

sábado, 24 de março de 2012

Gabarolices


Festa. Tudo lindo e arrumadinho. Escola silenciosa e tranquila. Mesas postas a rigor, o povo e o não povo, a ‘elite’ da terra presente, cumprimentos rasgados, beijos e cumprimentos a derramar bases e perfumes pelos rostos e cabelos alheios, odores misturados com o perfume da noite primaveril. A festa começa. Discursos de elogios, palavras de circunstância, bouquets de agradecimento, certificados de participação, presentes para cá e para lá. E pára tudo. Alguém diz que tem de fazer um agradecimento. Seguem-se mais elogios do que este blogue comporta, palavras sinceras, honestas, sentidas. Alguém que ajudara alguém, a gratidão agora pública em frente ao povo e o não povo, a ‘elite’ da terra, individualidades altas de metro e oitenta e outras menos altas de metro e sessenta. A espera. Só uma alta individualidade podia ser alvo de palavras tão belas ou a elite ou a gente que usa patentes de coisa nenhuma. Zero. As palavras começam a fazer uma curva, desviam-se das altas individualidades, esbarram contra a elite, contornam o povo e o não povo, viram à direita. Atingem certeiras a descabelada de casaco azul-turquesa, escondida e meio alheada a bebericar uma sangria numa caneca de barro saloio, há que entrar no espírito e a descabelada gosta de momentos simples de descontracção  e partilha. Foram vistas a entrar sem cerimónia à esquerda, meio palmo abaixo do pescoço e agarraram-se à descabelada. Sabe-se isto porque se viu uma lágrima teimosa e à descabelada só se lhe vêem lágrimas quando lhe atingem o órgão sofredor irremediavelmente. Acontece às vezes.
Tenho o ego tão inchado que nem as calças me cabem, mas isso não deve ser do ego, a não ser que se me tenha descaído como outras coisas nesta idade madura de despencanços. 

9 comentários:

  1. Lindo texto, como sempre.Só tu para descrever esta cena tão emociante de um modo tão simples, quase poético!Também eu fiquei emocionada com o gesto e "inchada" de orgulho! Jinhos para ti meu amor!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! (fico a pensar que prémio terá sido, mas deve ter sido merecido).
    ~CC~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ~CC~, o prémio foi o agradecimento público de algo tinha feito alguém, nada de mais. Dei o meu apoio, ouvido e voto de confiança, nada mais. A situação é que foi totalmente inesperada e apanhou-me e a todos de surpresa.
      Bom fim-de-semana

      Eliminar
  3. De certeza que foi merecido. Por vezes fazemos coisas e não pensamos no efeito positivo que pode causar ao outro. Ou por vezes achamos que não somos ninguém especial e não acreditamos, nem temos confiança suficiente em nós próprios. Somos inseguros. Por vezes até temos necessidade de estar sempre a ouvir qualquer coisa de positivo a nosso respeito para podermos acreditar que realmente somos alguém, alguém importante, alguém que toca na vida das pessoas de maneira positiva.
    É bom sermos reconhecidos por quem somos.
    Bom fim de semana ou que resta dele:))
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi isso, Pipas, não fiz nada de mais. Como digo em cima, limitei-me a cumprir com uma função que tinha na escola à altura e a ouvir as pessoas. Este agradecimento apanhou-me de surpresa e atingiu-me certeiro, também por ser tão espontâneo e sem quaisquer artifícios. Ligo muito a estes gestos :)
      Beijocas e bom Domingo

      Eliminar
  4. A primeira parte do post é um filme que eu já vi várias vezes :))
    O final mereceste-o, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, não é, Ivone? Também foi divertido ver o meu nome no fim do agradecimento e dos elogios. Totalmente inesperado :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Que bom!:) Fico muito contente, por ti e por todas as razões apontadas aqui.***

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)