Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2005

Lado B

Os livros têm a mais excelente qualidade de nos fazer sentir e crescer. Também foi o meu querido pai que me ensinou isso. No início do ano lectivo era ele quem me encapava os livros para que não ficassem danificados, era ele quem me fazia as etiquetas, munindo-se para tal de um aparelhómetro semelhante a uma régua com cavidades formando o abecedário, para identificar qual era qual e foi ele quem me ensinou a folheá-los, com todo o carinho e paciência, para não ferir o papel como ele dizia. Devia ser crime mal tratar os livros. Infelizmente não saem das minhas mãos incólumes, não como eu gostaria, pelo menos. Quando era criança ia para a cama dos meus pais e, antes de dormir, o meu pai lia-me histórias de BD originárias do Brasil, presente da tia dele e minha em segundo grau. Depois eu regressava à minha cama.
Foi também num livro vindo do Brasil, presenteado pelo A. de São Paulo, a quem agradeço a gentileza, que me deparei com esta frase e que, desde então, me tem acompanhado em situações diversas Os seres humanos, assim como os LPs, têm lados A e B *. Nada mais certo. Para quem é desse tempo dos LPs a metáfora não oferece dúvida alguma. Sendo o Lado A o lado dourado, o mais bonito e melodioso, aquele que dificilmente nos cansaríamos de ouvir, o Lado B limitava-se apenas a desempenhar um papel secundário, quase um bónus e, embora contendo aqui e ali boas canções, uma ou outra faixa interessante, não era no seu todo alvo do nosso desejo e da nossa satisfação.
Atrevo-me a dizer que não só as pessoas têm Lado A e B. As vidas também o têm. O Lado B da minha vida insiste em tocar no gira-discos do presente, esperando, no entanto, que o Lado A volte a soar um dia, num futuro talvez inexistente.

*in Ruy Castro, Chega de Saudade

6 comentários:

  1. Ou como dizia o Rui Veloso, todos temos um lado lunar... É bem verdade o que escreveste...

    Claro que o teu lado A vai voltar! Tens de ser a primeira a acreditar nisso! E eu pelo menos estou cá para te "virar o lado" :o)

    Tens de vir a Lisboa a um jantarinho para te animarmos... que dizes??? Assim fazemos miminhos pessoalmente e vês como o lado A está aí à espreita...

    Bjossss

    ResponderEliminar
  2. Quando o meu lado A voltar, vão-lhe faltar algumas faixas... Obrigada pelas tuas palavras.

    ResponderEliminar
  3. hummm, nao sejas pessimista
    faltam umas faixas mas tu compoes umas novas, nao e?
    :-)

    ResponderEliminar
  4. O teu lado A acabará por voltar...talvez uma pequena nono ou um junior gravem lá umas faixas!
    Aquele abraço para ti

    ResponderEliminar
  5. Olá!!
    Visitei hoje o teu blog, dei com ele na tua estante BC, e posso dizer que adorei... Gostei muito de ler os posts... E a frase de inicio de Fernando Pessoa, é excelente...
    Voltarei!! *****

    Snowshoee

    ResponderEliminar
  6. Volta sempre, Snowshoee e obrigada.

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)