Páginas

sexta-feira, 7 de julho de 2006

Gajas à conversa

De há uns tempos a esta parte comecei a ver Maria Filomena Mónica como Miguel Sousa Tavares no feminino. A mesma sobranceria, elitismo latente, inteligência e acutilância, frontalidade quase a roçar a rudeza e o culto de enfant terrible, embora já nem um nem outro tenham idade de enfant, arrogância como se vê, pertinência nalgumas observações e intervenções quase sempre corrosivas e lapidares.
Na “Pública”do último Domingo (02/07/06), achei alguma piada à crónica “A Globalização do Futebol”, publicada na coluna que Maria Filomena Mónica mantém na publicação citada:

Foi ao olhar a actuação de Luís Figo, que me lembrei de uma coisa que, em tempos, me deixara estarrecida. Segundo uma notícia, vinda a lume no PÚBLICO, de 21 de Maio último, 15 por cento dos homens portugueses teria aderido à moda da depilação, por se terem convencido de que os seus pêlos eram inestéticos. (…) Tenho um conselho a dar aos meus compatriotas: antes de se porem a depilar o que Deus generosamente lhes forneceu, deviam perguntar às namoradas com quem prefeririam ir para a cama, se com Luís Figo ou com David Beckam. Verá que escolherão o primeiro. Um latino sempre é um latino.

Na verdade, esta moda da depilação nos homens, muito visível nos jogadores de futebol pelas contingências da vida, sempre me causou alguma perplexidade. Não porque ache que temos que suportar o que a natureza nos deu com submissão e conformismo exacerbado, mas porque a ausência de pilosidades diminui, em minha opinião, o ar másculo e viril e, porque nestas coisas de pele, gosto de algum contraste. Acredito que terei inculcado o mito de Sansão no meu imaginário, quiçá no inconsciente, mas agradeço que não chamem cá o Freud que não vou acordar o ID a esta hora da minha vida. Ontem foi com grande espanto que verifiquei que o nosso último moicano, o Tony Ramos do futebol português, tinha aderido à última tendência no que respeita ao tapetinho de carpélio que cobria a parte visível do seu torso. Fiquei assustada. Credo, o homem até parecia enfezado, uma galinha depenada. Mesmo não sendo fã do rapaz, preferia-o tal como era e, assim sendo, subscrevo inteiramente as palavras de Maria Filomena Mónica.

30 comentários:

  1. Acho que ainda tava tão triste que nem reparei nesse pormenor... E olha que gosto do Figo! :P

    ResponderEliminar
  2. Um alatino é um latino, mas costas peludas não me atraem mesmo nada.

    ResponderEliminar
  3. Concordo completamente contigo no que diz respeito às pilosidades masculinas. Bem, no caso do Tony Ramos, o que é demais também enjoa :op
    Quanto aos pelos do peito, ainda são os que me fazem menos confusão, talvez porque há tantos homens que não os têm ou só 1 ou 2 por lá perdidos. Agora depilações nas pernas e braços?! É que não acho mesmo nada estético. E nada masculino de certeza.
    Por acaso estranhei ali qq coisa no Figo, mas não "realizei" o que era. Estava só a olhar-lhe para os bícepes ;o)

    ResponderEliminar
  4. Ai L. eu por muito que tente nao consigo gostar da Maria Filomena Monica...
    nem de homens peludos...

    ResponderEliminar
  5. E no caso do Beckham, nao era a falta de pelos que me perturbaria...era o facto de o senhor saber mais de maquilhagem e cosmetico do que eu...ia sentir-me um bocaito butch
    ;-)

    ResponderEliminar
  6. Nas costas também prescindo, mas nas pernas e braços???
    Joana, a M. Filomena Mónica é como alguns da nossa praça, prefiro não os ver, no entanto, gosto de ler o que escrevem.
    Quanto ao Beckham, minhas amigas, o rapaz até teve dificuldade em acompanhar o filho nos trabalhos de casa, tal é o QI, já para não falar da sua Victoria que nunca leu um livro na vida...

    ResponderEliminar
  7. Desculpem a minha provável mente retrógada, mas homem que é homem não faz a depilação.

    (NB: não ha regra sem excepção e toni ramos seria a excepção desta regra, obviamente)

    (NB2: eu detesto pelos no peito e nas costas, MAS acho ainda pior os homens depilarem-se...que se ha-de fazer:p)

    ResponderEliminar
  8. Qual mente retrógrada!!! Podes e deves opinar à tua vontade :)
    Eu também não gosto nada desses exageros.

    ResponderEliminar
  9. Já te estou a ver, L., a suspirar perante um pintas de Alcântara de medalhão a reluzir no meio da farfalhuda peitaça. Eu apresento-te o meu vizinho taxista, queres? ;p

    ResponderEliminar
  10. Eu te digo, melher, já não basta andares a rir-te de mim por causa dos meus parcos conhecimentos biblícos e respeitar a grafia do séc. XIX, agora ainda me queres apresentar um pintas de Alcantâra... :-)

    ResponderEliminar
  11. Eu não sei bem o que pensar... Se o Tony Ramos é coisa que funciona em mim tipo anti-iman, também não sei bem se sou grande fã dos homens lisinhos. Mas nada como ser apresentada a um ou dois de cada tipo para experimentar... Assim tipo prova de vinhos! ;)

    ResponderEliminar
  12. Gandas malucas!!! Isto aqui não há provas que somos todas raparigas comprometidas, suas malandronas ;-)

    ResponderEliminar
  13. Pronto, witchie, eu apresento-te o meu vizinho taxista. O David Spice não me excita o desidério porque é louro e cheira-me que burro. E eu sou toda pelos morenos, mas bué morenos - acho o Jorge Andrade um doce, por exemplo.

    ResponderEliminar
  14. Ai não, o David Spice não. É louro e branco, blergh. Estou como tu, Ana, morenos é que é. O Jorge Andrade, além de ser moreno, tem um sorriso encantador.

    ResponderEliminar
  15. LOL!!!
    Vocês estão lindas, estão.... :op
    Então mas já passámos de discutir se tem mais pelo ou menos pelo para os sorrisos encantadores?!

    Cá a je, louros, acho que só o Brad Pitt....

    ResponderEliminar
  16. Ah sim, o Brad Pitt com aquele ar de cachorrinho abandonado é irresistível :)

    ResponderEliminar
  17. Oh!... É verdade!...
    Não tinha reparado na mudança, mas também não vejo os jogos, por isso...
    Que coisas fantástica! Acho que lhe fica muito bem!
    Não tenho nada a opôr ao facto de os homens fazerem depilações, pedicure, manicure, limpezas de pele e afins. Isto desde que também ponham a louça na máquina, a roupa suja no cesto, que deixem desabotoados os botões dos colarinhos das camisas, que se levantem a meio da noite quando os filhos chamam e coisas assim no género. :)

    Gostei bastante de ler alguns dos posts que escreveste por aqui. Tens um blog do género dos que gosto mais e escreves lindamente, pela amostra. A ver se volto mais tarde, com mais tempo.

    Beijola.

    ResponderEliminar
  18. Obrigada, Carlota e bem-vinda. B
    Beijolas ;-)

    ResponderEliminar
  19. Eu tirava-lhe o ar abandonado, ai tirava!!!!!!!! ;op
    (e ele tem pêlos no peito??? ^_^)

    ResponderEliminar
  20. Bom, mas isto são conversas para se ter num blog decente?!
    Ai ai as meninas... agora já percebi porque é que estavam todas doidinhas pela bola. :P sim sim

    ResponderEliminar
  21. Mas q formidável espírito de observação,Nônô, e eu, q devo estar a ficar mesmo pitosga, nem tinha conseguido ver o pormenor, bastante curioso, devo confessar.Mas, mesmo depenado, gostei de vê-lo abraçar o Zidane, em bom espírito desportivo e de camaradagem.Qto aos Beckham, ô casalzinho mais piroso!Quamto a pilosidade masculina, eu, q já vivi muito, posso garantir q a idade também vai causando raridade...lol

    ResponderEliminar
  22. Sim, ainda no outro dia ouvi uma conversa de gaijos a comentar que estavam a ficar sem pêlos à medida que os 40 avançavam...

    ResponderEliminar
  23. lol, Milucha essa da idade que vai trazendo raridade :)

    E sim, isto não são termos para um blogue decente, mas o meu querido pai a quem este blogue é inteiramente dedicado, já se teria rido imenso com as nossas conversas. Quanto ao resto, Syrin, tens de descobrir, melher, os prazeres do futebol. Eu por exemplo, lamento profundamente que o Cristiano Ronaldo não tenha despido a camisola e nesse já não me incomoda o corpo lisinho ;-)

    A minha querida mãe, que está aqui ao meu lado e também vê futebol, afirma que ao Beckham tanto lhe faz, é demasiado efeminado e nem com penugem lá vai, quanto ao Figo diz ela haver desequilíbrio entre a a barba meio feita, que lhe dá um certo ar sexy, e o resto da depenadela. Mai nada!

    E ainda, se soubesse que um post destes tinha a vossa participação em massa, já tinha "postado" antes. É a loucura!!!

    ResponderEliminar
  24. É mesmo o que eu ia dizer, ó L! Não que não tenhas comentários normalmente, mas fala-se de bola e gaaaaaajos e aparece tudo!! ;o)

    A tua mãe tem razão. As barbas de 3 dias sempre me incomodaram. A mania que aquilo é sexy, e tal.... estranho. (bem, mas tb há barbas e barbas, entenda-se gajos e gajos :op)

    Syrin, vês o que andas a perder? Isto sim, são conversas importantes sobre o Mundial!!

    Quanto ao Cristiano... bem... admito que também me saem os olhitos um bocadito das órbitas quando o puto (sim, que tem menos 10 anos que eu!!!!!!) mostra os peitorais... De preferência punha-lhe era um saquito na cabeça porque de carinha laroca é que acho que ele não tem nada :o))))

    ResponderEliminar
  25. O corpo daquele puto e um pedaço de mau caminho :)

    E tenho cá a impressão de que hoje quando chegar a casa (estou com a minha mamita) tenho a bela malita à porta. Se precisar de ajuda sms-vos.

    ResponderEliminar
  26. Pois, o CR é outro que não me excita mesmo nada o desidério. E quando abre a boca então é o desastre. E, L., sabe bem um postzito de gaijas de vez em quando.

    ResponderEliminar
  27. Ah, e acrescento: se tiveres a malita à porte, eu dou-te asilo aqui em Alcântara e apresento-te o meu vizinho taxista. Aí é que vais ver o que é pelame latino!

    ResponderEliminar
  28. Também me ia oferecer para te dar guarida, mas depois da oferta irrecusável da ana, já sei qual de nós escolhes :o)

    ResponderEliminar
  29. Gandas malucas!
    Obrigadinha, se me vir aflita já sei :)

    ResponderEliminar
  30. Não sei se concorde ou não com a Maria Filomena Mónica! Ela, por vezes, encanita-me, outras vezes maravilha-me! Quem se iria lembrar de um tema destes...
    Beijos

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)