Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O dia de todas as indecisões


Acordei cedo com uma sensação estranha. O corpo meio mole mas sem sono. Deixei-me deambular sem grandes planos excepto um compromisso à tarde que me impossibilitaria um outro. E agora, a qual vou? Esta indecisão usurpou-me a alma e fez-me balançante, incapaz de tomar decisões, de resolver até as pequenas coisas, dia fora. Ainda de manhã, olhei para o relógio várias vezes, cronometrando se teria tempo de ir à frutaria, aqui mesmo em cima, para fazer a tarte proposta esta semana no Dorie às sextas. Teria? Não teria? E depois a dúvida ainda mais penosa. Faço? Não faço? E ainda: vou fazer uma caminhada? Não vou? Se a este ponto já estão cansados de me ouvir, imaginem a minha saturação desta mulher meio frouxa que raramente me visita. Não gosto dela. Esta indecisão prendia-se como uma outra decisão: fazer dieta. Nada de muito austero, neste momento não suporto mais austeridade, começo até a odiar a palavra, mas um regime mais frugal e equilibrado, sem biscoitos e outras iguarias que me têm desgraçado, só vai contribuir para que não perca o fôlego e me sinta melhor. No meio da indecisão, e depois de ter ido fazer a dita caminhada aqui pelo campo, entre pinhais e limoeiros, decidi que sim, que participaria, a publicação de fotografias apetitosas aguçou-me o apetite e a curiosidade, e deitei mãos à obra. Compradas as maçãs e com a rodela de massa folhada no frigorifico, a consciência um pouco mais leve de me ter ido livrar de calorias por esse mato fora, iniciei esse processo alquímico e profundamente intuitivo de cozinhar. Quem gosta de cozinhar sabe como é. A proposta era uma tarte de maçã, mas não qualquer tarte, uma Tarte Tatin que requer calma e temperança, mesmo sem ser muito trabalhosa. O fim de tarde pôs-se ameno e foi bordejado por um momento doce em excelente companhia e uma chávena de Earl Grey fumegante. Boa decisão afinal.

Ingredientes:
120 g de açúcar
50 g de margarina
6 maçãs Gala
1 embalagem de massa folhada refrigerada

Preparação:
Numa frigideira derreter a margarina. Depois de derretida, juntar o açúcar e continuar no lume. Juntar as maçãs cortadas em oitavos com a parte convexa para baixo e deixá-las caramelizar com calma mas sempre sob supervisão. Quando estão suficientemente douradas, não deixei caramelizar muito, borrifar com Moscatel. Tirar do lume. Aconchegar as maçãs com a massa folhada e levar ao forno pré-aquecido a 190º cerca de 20 minutos. Assim que estiver pronta virar para um prato de forma determinada e sem hesitações. Por esta hora já me tinha passado a indecisão e correu muito bem.
Esta tarte pode ser feita com outra fruta e aromas mais criativos. Hoje o dia não me permitiu grandes variações mas assim mesmo ficou deliciosa. Menos é mais. Hoje pelo menos.


18 comentários:

  1. Leonor, um dia com uma deliciosa decisão. Fazer a Tarte Tatin. E que bonita ficou, excelente foto.
    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Adorei "ouvir-te". Parecia estar a ler um livro. Tambem eu tenho a visita dessa mulher chata e indecisa mas depressa corro com ela que me deixa de mau humor. Eu tamb+em quero fazer dieta mas não consigo e ainda por cima com tantos desafios deliciosos.....
    A tarte está perfeita e com uma cor linda.
    Bjo
    Filipa

    ResponderEliminar
  3. Bravo! Gostei do texto e da descrição de tantos sentimentos contraditórios.
    De qualquer forma, uma história com um final feliz. Que linda tarte!
    Beijinhos da Maria(http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/)

    ResponderEliminar
  4. Foram os vossos post no Dorie que me fizeram decidir, Gisela. Ia ficar cheia de pena se não participasse.
    Beijinho e bom fim-de-semana

    Obrigada, Pipas, gosto sempre de escrever umas coisitas à parte além da receita :) Felizmente a chata da indecisa não me visita muitas vezes :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Beijinhos, Maria, obrigada :)
    Hoje não estava fácil.

    ResponderEliminar
  6. Gostei do texto e da tarte :)
    Bom fim de semama

    PS
    Também gostei do blog e...vou ficar de olho

    ResponderEliminar
  7. Felizmente não sofro desse mal, dessas visitas. Sofro com o mal da preguiça, não propriamente da indecisão. Mas sem dúvida que terminou com um final feliz. Adoro os teus textos.
    Ahh claro, e a tarte está com um aspecto fantástico.

    Beijinhos,
    MJ

    ResponderEliminar
  8. Bem-vinda, Mané :) Aqui no blogue fala-se de tudo, a cozinha é apenas um dos temas, agora bem mais assíduo desde que estou no Dorie.

    Eu raramente sofro deste mal, mas ontem deu-me forte, Maria João :)

    Obrigada pelas vossas palavras e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  9. Adorei o texto e o toque de Moscatel. Deliciosos :-)

    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Acho que nunca comentei por aqui, apesar de já há algum tempo seguir os deliciosos textos, a que se juntam agora as deliciosas receitas de um desafio interessante. A tarte ficou com aspecto divinal.

    Ana

    ResponderEliminar
  11. Mas que maravilha e que linda foto amiga bjokitas

    ResponderEliminar
  12. O Moscatel fica muito bem. Para a próxima talvez ponha cravinho e canela, Letrícia. Obrigada pela visita

    ResponderEliminar
  13. Obrigada, Ana, neste blogue há de tudo um pouco. Já pensei em criar outro apenas com as receitas mas por enquanto vai ficar assim.

    ResponderEliminar
  14. Beijocas, Belinha :)
    Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  15. Apple pir e earl grey: fabulicious!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Completamente :) Mas agora acabou-se, vou entrar de dieta que estou imensa.
    Boa semana, Blonde.

    ResponderEliminar
  17. Belo texto e bela tarte! E posso confirmar que não era só bela, mas também deliciosa! Mas por que é que temos que fazer dieta? Meu Deus! :)))

    ResponderEliminar
  18. Era, não era? A partir de agora: finito! :))))

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)