Páginas

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Na rota do Achamento

Esta terra, Senhor, me parece que da ponta mais contra o sul vimos até outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar, nalgumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas, delas brancas; e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa.

Deste Porto Seguro, da vossa ilha da Vera Cruz
Pero Vaz de Caminha


Sabido é que os antigos tinham imaginação fértil e que os relatos transbordavam de efabulações várias. Nada como ver com os próprios olhos. É o que vou fazer. Caso aviste semelhante...

Ali andavam entre eles três ou quatro moças, bem moças e bem gentis, com cabelos muito pretos, compridos, pelas espáduas; e suas vergonhas tão altas e tão çarradinhas e tão limpas das cabeleiras que de as nós muito bem olharmos não tínhamos nenhuma vergonha.

saibam pois que por mim não respondo. Darei notícias.

6 comentários:

  1. Não consegui entrar chez toi hoje à tarde. E já tenho mais 2 para a impressora. Tens mais uma adherente fiel, desta forma. É tão bom sentar-nos no terrace do café e lerte, apesar de ter mais tempo 'livre' apartir de 4ªF, continuamos com este hábito.
    Com todos os problemas do Blogger hoje, sabias que o teu comenta´rio no blog lindo da mamireis desapareceu, assim como os de Jenny e Ana? Que pena. Espero que estejas muito boa. Sxxx

    ResponderEliminar
  2. Espero que a viagem esteja boa.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Que bom ver um post seu, Gláucia. Creia que já tinha saudades de ver as suas mensagens.
    A viagem deles está a ser muito boa, felizmente. Em breve ela estará aqui e, de certeza, com muito para contar.
    Um abraço para todos os amigos

    ResponderEliminar
  4. Boa viagem por terras de Vera Cruz! Mal posso esperar para ver imagens e narrativas dessa aventura.
    Bjos e abraços

    ResponderEliminar

Comments are welcome :-)